TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSISTÊNCIA DA PERSONALIDADE

Artigo: CONSISTÊNCIA DA PERSONALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  924 Visualizações

CONSISTÊNCIA DA PERSONALIDADE

Você já parou para pensar se age da mesma maneira em diferentes situações de sua vida? Como é a consistência de sua personalidade de situação para situação? Até que ponto você é a mesma pessoa quando está com seus amigos e com seus pais, em uma festa e no trabalho? Você percebe mudanças de sentimentos, pensamentos e comportamentos atuais quando comparados ao período da infância, adolescência? Será que mudamos??

Apesar da diversidade de ideias e percepções que os estudiosos têm do “homem”, a questão da consistência é ponto fundamental nas teorias que estudam a personalidade.

Alguns teóricos sugerem que as pessoas são muito variáveis, sendo pessoas totalmente diferentes de um contexto para outro. Mas aqui também há diferenças entre as pessoas – alguns são mais variáveis e outros são mais consistentes, mesmo em situações adversas.

Em contrapartida, Caspi e Roberts (1999 apud PERVIN; JOHN; 2004), enfatizam a continuidade da personalidade com o tempo, desde a criança até a vida adulta. Segundo essa perspectiva, quando uma pessoa atinge a idade de 25 anos, sua personalidade está “firme como cimento”.

Outros teóricos como Lewis (1999 apud PERVIN; JOHN; 2004, pág. 34), enfatizam a falta de continuidade entre a infância e a vida adulta. Segundo essa perspectiva, “não é de surpreender que seja tão difícil prever o que será da criança ou quando um adulto toma um rumo que representa um afastamento claro de padrões da infância”.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com