TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEMPORARY CHALLENGES PSYCHOLOGY OF SPORT: A LOGOTERAPIC LOOK

Por:   •  19/8/2016  •  Artigo  •  3.095 Palavras (13 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 13

DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE DA

PSICOLOGIA DO ESPORTE: UM OLHAR

LOGOTERAPÊUTICO

CONTEMPORARY CHALLENGES PSYCHOLOGY OF SPORT: A LOGOTERAPIC LOOK 

Marco Antonio Ratts Nobre

Instituto Philia de Psicologia e Desenvolvimento Humano (CE)

 

Resumo. Na contemporaneidade brasileira, percebe-se uma crescente do olhar científico para as práticas esportivas. Tal situação se dá devido à atual conjuntura que o esporte no Brasil vive, após sediar o Mundial de Futebol, e as vésperas dos Jogos Olímpicos de 2016. Através da Revisão Bibliográfica das principais obras de Viktor Frankl e de publicações em Psicologia do Esporte localizadas nas plataformas Scielo e Google Acadêmico, este estudo se propõe a compreender tal área de atuação sob um olhar logoterapêutico, correlacionando com as atuais circunstâncias do esporte brasileiro. Compreendeu-se que as derrotas sofridas são possibilidades desdobradoras de sentido e que o contexto em que vive o esporte é a tensão necessária para que atletas encontrem o sentido coletivo e individual.

Palavras-chave: Psicologia do Esporte; Logoterapia; Desafios no Esporte.

 

Abstract. In the Brazilian contemporary, we can see a growing scientific look at sports practices. This situation is due to the current situation that the sport in Brazil is, after hosting the World Cup, and before the Olympic Games in 2016. Through Literature Review of the major works of Viktor Frankl and publications in Sport Psychology located in platforms Scielo and Google Scholar, this study aims to understand this area of operation under a logoterapêutico look, correlating with the circumstances of Brazilian sport. It was understood that suffered losses are desdobradoras possibilities of meaning and the context in which they live sport is the voltage required for athletes find their collective and individual sense.

Keywords: Sport Psychology; Logotherapy; Challenges in Sport.

 

         

INTRODUÇÃO

N

contemporâneo, o olhar para a  o contexto esportivo brasileiro

prática do esporte, seja amador ou profissional, vem crescendo a cada dia e proporcionando novas construções teóricas de caráter interdisciplinar, bem como um aprofundamento de estudos nesta área por ciências diversas, como a Educação Física, Medicina, e até mesmo a Psicologia. Tal crescimento no Brasil deve-se em grande maioria pela conjuntura da qual vive o país que neste ano sediou sua segunda Copo do Mundo Fifa de Futebol e que no ano de 2016 sediará os Jogos Olímpicos. Entretanto, desde antes de ocorrer o mundial de futebol, e mais agora após o resultado obtido pela seleção brasileira na competição, o sinal de alerta foi ligado não só com relação preparação do atleta de futebol, mas para refletir que investimentos são feitos no esporte brasileiro como um todo, em todas suas modalidades e ações.

Na prática futebolística, por exemplo, os profissionais deste esporte são chamados a uma reflexão após a inesquecível derrota nas semifinais do último mundial, de forma que seja repensada a preparação dos atletas desde as categorias de base até os profissionais reconhecidos mundialmente, preparação esta que vá além do treinamento dos fundamentos e do condicionamento físico. Com todo o contexto que envolveu a derrota, viu-se a necessidade de uma preparação integral dos atletas, estes que são, antes de tudo, humanos, necessitando assim de uma leitura que compreenda o homem em suas questões eminentemente humanas no desenvolvimento da práxis esportiva.

A Psicologia do Esporte, enquanto área de produção científica e atuação, contribui enormemente em diversos aspectos da prática esportiva, como na promoção de saúde, no autorendimento, reabilitação psicofísica, além da compreensão do esporte como atividade terapêutica (Buriti, 2009). Entretanto, tal área traz produções relativamente novas no contexto brasileiro, datadas da metade do século XX, além de boa parte das reflexões foram realizadas com um olhar da psicologia comportamental. [pic 2]

A Logoterapia, terapia do sentido, de Viktor Frankl em sua proposta terapêutica, embasada em sua visão de homem tem muito a contribuir nas problemáticas desta área crescente em demanda como a Psicologia do Esporte por propor-se a dar conta dos fenômenos eminentemente humanos. O próprio Frankl em uma de suas obras ao falar de

motivação nos esportes  para alcançar os melhores resultados  exige que cada um dispute

(Frankl, 2005).

OBJETIVO E METODOLOGIA

Este estudo busca apresentar a importância da Psicologia do Esporte enquanto área de atuação e compreender a Psicologia no Esporte com um olhar logoterapêutico, abordando situações esportivas contemporâneas, como a conjuntura do esporte brasileiro. Faz necessário observar e refletir sobre o espaço que a Logoterapia tem para contribuir com suas produções e conceitos e assim promover um desenvolvimento integral aos esportistas.

Especificamente, trabalhar-se-á quanto à temática das atuais perdas sofridas no esporte brasileiro e como a Psicologia do Esporte e a Logoterapia com seus conceitos e estudos podem contribuir para uma resignificação e mudança de conjuntura do cenário esportivo atual.

Para a construção deste estudo foi feita uma Revisão Bibliográfica a partir das principais obras de Frankl; de artigos científicos publicados nas plataformas Google Acadêmico e Scielo 

sendo encontrados 25 artigos em média, dos quais 5 contribuíram significativamente para o estudo; além de artigos publicados em obras de Psicologia do Esporte dos principais autores da área.

O FUNDAMENTAL PAPEL DA PSICOLOGIA DO ESPORTE NO ESPORTE

Contemporânea da Psicologia Geral e iniciada a partir de estudos das habilidades motoras e dos processos físico-fisiológicos, a Psicologia do Esporte surge com o desejo de compreender o comportamento humano na prática esportiva e suas consequências. Os primeiros estudos eram mais a respeito do desejo de compreensão da influência do aspecto psicológico na prática esportiva. No Brasil, esta surge de forma sistematizada no final da década de 70 com sua associação e vem se desenvolvendo ao longo dos anos. Atualmente, o país conta com grandes profissionais da área, como Rubio, Carvalhaes, Silva, João Ricardo, dentre outros. Apesar do crescimento, percebese que a formação em Psicologia do Esporte não é integralizada em grande maioria dos currículos das universidades brasileiras, sendo necessário o investimento nas poucas formações complementares existentes. [pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (158.5 Kb)   docx (310.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com