TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eco Sport

Casos: Eco Sport. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.

2 DESENVOLVIMENTO

1) O último parágrafo do caso “EcoSport, do Brasil para o mundo” mostra que a empresa pretende crescer 40% até 2015. Essa informação deixa claro que a Ford está realizando um dos tipos de planejamento discutidos na disciplina Fundamentos Básicos de Gestão Empresarial.

a) Consulte o livro texto da disciplina no capítulo 5 e explique conceitualmente quais são os tipos de planejamento existentes.

O processo de planejamento de uma organização pode englobar três níveis: o planejamento estratégico, o planejamento tático e o planejamento operacional.

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é o processo de planejamento dos objetivos de uma organização, definindo o que a organização vai ser no futuro, determinando assim as políticas e os programas estratégicos necessários a serem utilizados a longo prazo para o atingimento dessa meta.

O longo prazo nesse ambiente organizacional é normalmente definido como um prazo compreendido entre três e cinco anos.

No planejamento estratégico, a alta administração da organização terá que definir os direcionamentos estratégicos, e isso pode ser feito na elaboração da missão, da visão, dos valores e dos objetivos da organização.

Planejamento tático

O planejamento tático tem como objetivo otimizar determinado setor ou área de resultado, e não a organização ou empresa como um todo. Esse planejamento é desenvolvido pela gerência média, dentro de cada departamento, servindo de suporte para o atingimento dos objetivos estratégicos.

Considerando os setores de uma empresa, esse planejamento é elaborado para a área de marketing, de recursos humanos, financeira e produção.

Planejamento operacional

O Planejamento Operacional pode ser considerado como a formalização das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas, principalmente através de documentos escritos, que visam aprofundar no detalhamento de cada ação, especificando o que deve ser feito para que cada etapa se cumpra. Nesta situação, tem-se basicamente, os planos de ação ou planos operacionais, que tem uma orientação de curto prazo, podendo ser adaptado quando deparados a novos desafios e oportunidades.

Esse planejamento é formulado pelos supervisores para os níveis mais baixos da empresa.

b) Com base na conceituação anterior, defina que tipo de planejamento é esse que a Ford realizou, justificando sua resposta.

A Ford utilizou o planejamento estratégico, uma vez que a alta direção da empresa estabeleceu planos a serem atingidas a longo prazo, determinando em que posição a empresa quer estar no ano de 2015.

2) O conceito de marketing estabelece que as organizações, para conquistar uma posição de destaque no mercado, devem buscar o estabelecimento de um relacionamento de longo prazo com seus clientes e outros grupos de interesse.

Quando analisamos esse aspecto sob o ponto de vista do mercado de prestação de serviços, constatamos que sua aplicação prática é bastante possível, considerando que na prestação de um serviço a empresa e o cliente estabelecem um relacionamento bastante próximo e, muitas vezes, de longo prazo. Como exemplo, pense há quanto tempo você é cliente do seu banco, da sua manicure, do seu dentista, etc.

No entanto, no mercado de bens de consumo duráveis, como é o caso de um carro, essa relação tende a ser mais distante, uma vez que as trocas são mais pontuais e menos frequentes.

Diante disso, responda as seguintes questões.

a) Além dos clientes finais, quais outros grupos de interesse uma organização pode manter um relacionamento de longo prazo?

Sim. Além dos clientes finais, uma organização pode manter um relacionamento de marketing com outros grupos de interesse.

Seguindo a orientação de marketing holístico, que é uma expressão usada por Philip Kotler e Kevin Lane Keller (Administração de Marketing, Prentice Hall, 2006) para indicar uma abordagem que reconhece e tenta harmonizar o escopo e as complexidades das atividades de marketing, uma organização deve reconhecer também a importância dos funcionários, outras empresas e a concorrência, assim como a sociedade como um todo, sendo necessário uma perspectiva abrangente e integrada.

b) Quais os requisitos apontados pelos autores para se desenvolver relacionamentos fortes com os grupos de interesse? No caso específico de clientes de uma montadora de veículos, quais os possíveis requisitos que seriam importantes compreender?

3) Como visto no texto da reportagem “EcoSport, do Brasil para o mundo”, umas das importantes etapas foi a “clínica com consumidores”. Sabe-se que a relação jurídica entre consumidores e fabricantes/comerciantes é regulada no Brasil através da lei 8078/1990 (código de defesa e proteção dos consumidores). Sendo assim, imaginando a situação hipotética de algum veículo vier a apresentar defeitos/vícios mesmo após as clínicas com os consumidores, responda as questões a seguir:

a) O que deve fazer o consumidor? Quais serão os direitos dos fornecedores (fabricante, comerciante, etc)? O consumidor terá direito imediato à troca do veículo?

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas (Brasil, 1990).

Nesse caso consumidor pode requerer do fornecedor do veículo o conserto do que estiver danificado. O fornecedor tem o direito de tentar reparar/consertar o vício. Assim sendo, em casos normais de defeitos o consumidor não poderá exigir automaticamente a troca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com