TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capítulo 1 - Aprendendo A Observar

Trabalho Universitário: Capítulo 1 - Aprendendo A Observar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  9.089 Visualizações

Página 1 de 3

1) Por que considerar observação um instrumento de trabalho para o psicólogo?

A observação é um instrumento de coleta de dados que permite a socialização e consequentemente a avaliação do trabalho do cientista. Através da observação sistemática do comportamento dos organismos, em situação natural ou de laboratório, os pesquisadores têm conseguido identificar algumas das relações existentes entre o comportamento e certas circunstâncias ambientais. 

Por exemplo, o uso da observação tem permitido descobrir que o comportamento é influenciado pelas consequências que produz no ambiente; que os modos pelos quais essas consequências se distribuem no tempo determinam diferentes padrões de comportamento; que o comportamento pode ficar sob influência de estímulos particulares do ambiente, em detrimento de outros. 

2) Identifique três situações em que o psicólogo utiliza a observação. Exemplifique.

A observação é utilizada para coletar dados acerca do comportamento e da situação ambiental. Ela é utilizada pelo psicólogo nas diferentes situações de aplicação da Psicologia, tais como, clínica, escola e empresa. 

Na clínica o psicólogo recorre à observação ao investigar, por exemplo, a queixa apresentada pelo cliente, isto é, para identificar o que vem a ser "agressividade", "nervosismo", "dificuldade de aprendizagem", "timidez", "ciúme", etc.

Os psicólogos escolares recorrem à observação para identificar dificuldades de socialização, por exemplo.

Os psicólogos organizacional recorrem à observação para identificar as necessidades de treinamento, a dinâmica dos grupos de trabalho, por exemplo.

3) Para que servem os dados coletados por observação?

Os dados coletados por observação são usados para diagnosticar a situação-problema, para escolher as técnicas e procedimentos a serem empregados e para avaliar a eficácia dessas técnicas e procedimentos. 

Os dados coletados por observação referem-se: 

1. Aos comportamentos exibidos pelo sujeito: contato físicos com objetos e pessoas, vocalizações e verbalizações, movimentações no espaço, expressões faciais, gestos, direções do olhar, posturas e posições do corpo, etc;

2. À situação ambiental: as características do meio físico e social em que o sujeito se encontra, bem como às mudanças que ocorrem no mesmo. 

4) Que tipo de dados são coletados por observação?

O tipo de dado a ser coletado depende do objetivo para a qual a observação está sendo realizada, ou seja, o objetivo da observação determina quais serão os dados a serem coletados. Por exemplo, se a observação tem por objetivo identificar o repertório de comportamento de um sujeito, o psicólogo registrará todos os comportamentos que o sujeito apresenta durante a observação. 

5) Em que medida o objetivo da observação se relaciona ao tipo de dado coletado?

Através de um acompanhamento, o psicólogo tem condições de avaliar o grau de mudança na situação e, portanto, a eficácia de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com