TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características e modelos das principais unidades hidráulicas e pneumáticas no mercado

Trabalho acadêmico: Características e modelos das principais unidades hidráulicas e pneumáticas no mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Este trabalho tem por objetivo, descrever o funcionamento, as particularidades e modelos dos principais atuadores hidráulicos e pneumáticos do mercado, bem como sua empregabilidade nos processos onde se faz necessário o uso de tais equipamentos.

Atuadores Pneumático

Recebem o nome de atuadores porque são eles que atuam no processo, substituindo os acionamentos manuais em sistemas automáticos.

Uma das funções da Mecatrônica é apresentar soluções de automação para processos industriais. Tanto nos processos de manufatura como nos processos contínuos, os movimentos estão presentes nas operações de fixação, alimentação, abertura e fechamento de válvulas, etc. Esses movimentos são executados por elementos de trabalho chamados de Atuadores. Recebem este nome porque são eles que atuam no processo, substituindo os acionamentos manuais em sistemas automáticos. A automação industrial é resultante da integração de três tecnologias básicas: Sensores, Controladores e Atuadores. Dentro deste contexto, temos os atuadores pneumáticos, amplamente utilizados nas plantas industriais. Neste aspecto, a tecnologia pneumática é fundamental para a Mecatrônica.

A tecnologia de atuadores considera toda a técnica necessária ao seu funcionamento e controle. Os atuadores pneumáticos, funcionam com energia pneumática (Ar Comprimido) e executam movimentos lineares, rotativos e semi-rotativos ou angulares (um tipo de atuador para cada tipo de movimento). Três são as variáveis básicas controladas: sentido de movimento, velocidade e força. Para controlar estas variáveis em atuadores pneumáticos são utilizadas válvulas pneumáticas. Válvulas Direcionais para controlar o sentido de movimento, Válvulas de Fluxo para controlar a velocidade e Válvulas de Pressão para controlar a força.

Por isso, o tema Pneumática será desenvolvido a partir de atuadores, passando nos próximos números pelo controle das variáveis por meio das válvulas até metodologias de construção de circuitos pneumáticos. Os atuadores pneumáticos operam com ar comprimido entre 6 e 8 bar de pressão, isto porque esta é a faixa mais econômica para trabalho. São elementos duráveis. Atuadores lineares, também chamados de cilindros pneumáticos quando sua forma geométrica é cilíndrica, operam normalmente até 3000 km sem lubrificação, caso dos atuadores construídos para trabalhar nesta condição, e 6000 km com lubrificação, podendo aceitar ou não o reparo. A condição (com ou sem lubrificação) é estabelecida pela aplicação, em processos de indústrias químicas, alimentícias e farmacêuticas por exemplo devem ser sem lubrificação para evitar contaminação. ( O critério Quilometragem se refere a distância percorrida pelo elemento de vedação, variando o número de ciclos de acordo com o CURSO do atuador). Então atuadores são equipamentos capazes de converter energia hidráulica e/ou pneumática em movimento, estão divididos principalmente em lineares e rotativos e são utilizados nas mais diversas aplicações e segmentos, como os exemplos abaixo:

-Robótica

-Máquinas para conformação de metal

-Máquinas da indústria de plásticos e borracha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com