TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carl Rogers

Por:   •  11/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

1º SEMESTRE

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

OSASCO/2016

História da Psicologia

Nome: Dayane da Hora de Araujo                             RA : 2452281442

Nome: Eliane Cavalcante Lize                                    RA : 2478326013

Nome: Milene Conceição Silva                                    RA : 2444154112

Nome: Rejane da Silva Dias                                     RA : 2433903819

Nome: Viviane Lobo Amaral                                    RA : 2731325567

Pesquisa realizada sobre Carl Rogers á Universidade Anhanguera, sob orientação do Professor. Wagner Mathias da Silva.

OSASCO/2016

RESUMO

    A teoria de Carl Rogers nos leva a uma reflexão sobre o método tradicional de aprendizagem, sua ideia era educar conforme as necessidades do aluno, os mesmos propunham os temas a serem discutidos em sala. O papel do aluno era Ativo e o papel do educador era de facilitador, deixando assim a aula mais dinâmica.

 

Palavras chaves: Novo método de ensino, Dinamismo e Empatia.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................ 5

2 PRINCIPAIS IDEIAS ............................................................................................... 6

3. INFLUÊNCIAS NO BRASIL ................................................................................... 6

4. CITAÇÕES ............................................................................................................. 7

5. CONCLUSÃO ......................................................................................................... 8

REFERÊNCIAS .......................................................................................................... 9

  1. INTRODUÇÃO

    Carl  Ranson Roger (1902-1987) foi um psicólogo Norte-Americano, que desenvolveu a psicologia humanista onde também  era chamada de  “terceira força da psicologia” sendo ele um dos principais responsáveis pelo conhecimento e acesso único de outros psicólogos, onde antes somente eram utilizados  pela psicanalise e psiquiatria medica. 

    Carl Rogers nasceu em  Oak Park nos arredores de  Chicago (EUA), desde sua infância  Carls Rogers  apreciava a leitura, veio de  família com regime religioso de educação universitária. Eram tradicionais e todos  protestantes. 

Os pais  de Cal Rogers  tiveram cinco filhos, sendo Carl Roger  o do meio. Era uma  família unida que valorizava a educação e moral, Carl Rogers era sempre um aluno aplaudido, pois  gostava de ajudar.

    Sua  valorização do trabalho conjunto com sua  família, sendo ele  físico ou intelectual, fazia  com que  ele no tivesse   tempo   para  outro   tipo  de   lazer,  quando obtinha  tempo  Carl Rogers   se despunha  a  ler  livros clássicos  com caráter religioso. 

    Carl Rogers  graduou-se na universidade  de  Wescansin  em 1924, Rogers  passou diante das  expectativas de   sua  família. Frequentava o  seminário Teológico Unido, em Nova York, onde recebeu uma visão liberal e  fisiológico da  religião. 

Suas primeiras  experiências  clínicas foram na tradição Behoviorista e Psicanalista.

    Foi trabalhando em  Rochester que  Rogers atingiu novos instintos de percepção do  tratamento psicoterapeuta era muito  diferente dos abordadores  academicamente de  forma convencional. 

    Em 1995, Cal Rogers  tornou-se  professor de  psicologia na  Universidade de  Chicago foi secretario executivo  do centro de aconselhamento terapêutico. Em  1963  Rogers liderou um   grupo de  pesquisadores que  realizou  estudos intensivos e controlados, utilizando  a psicoterapia em pacientes esquizofrênicos, Em 1964  Rogers entrou para o centro de  Estudos de pessoas em La Jollo ( Califórnia) conhecendo outros humanista teóricos como Maslow e o filosofo Buber entre outros. 

    Cal Rogers passou a ser  reconhecido por  vários  psicólogos, pelo seu trabalho cientifico e atacado por outros, que  viam  em sua teoria uma forma de abordagem  perigosa e tola, para o  poder  que  tinha, principalmente  para os médicos, que  viram-se  forçados a reconhecer  que se pode ter tanto ou mais sucesso no tratamento  psicoterapêutico, quanto   há um psiquiátrico  ou psicanalista. 

2. PRINCIPAIS IDEIAS

    O processo psicoterapêutico é um trabalho conjunto entre psicólogo e cliente, tendo como objetivo a liberação do potencial de crescimento, cujo resultado é tornar a pessoa mais aberta á experiências sendo ela mesma.

    Rogers defende três condições básicas como facilitadoras em seu relacionamento com o cliente, para que o mesmo torne-se uma pessoa autônoma que é capaz de realizar seu próprio projeto de vida.

As condições básicas são:

I. CONGRUÊNCIA- Coerência. Ser verdadeiramente ele mesmo. É também sinceridade  ou autenticidade do terapeuta, remete á consciência  que ele pode ter do modo como vivencia a relação com o paciente, ou cliente e de sua atitude em relação ao mesmo.

II. CONSIDERAÇÃO POSITIVA INCONDICIONAL- " Á medida que o terapeuta aceita com confiança e compreensão todas as facetas da experiência de seu cliente como elementos integrantes de sua personalidade , ele experimentará, a seu respeito, um sentimento de respeito incondicional." (Achar local da citação)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (311.1 Kb)   docx (211.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com