TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carreira

Seminário: Carreira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Seminário  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 2

“A palavra carreira se origina do latim via carraria, estrada para carros. Quando nós trafegamos por uma estrada devemos respeitar a sinalização, os limites de velocidade e ter a devida habilitação para dirigir. Se estas condições não forem respeitadas, estamos sujeitos às penalidades aplicadas pelos órgãos responsáveis pelas leis de trânsito. Por analogia, ao longo de nossa carreira em uma empresa, também devemos respeitar a cultura organizacional, sua hierarquia formal e fluxo de poder informal e ter a devida qualificação profissional.” (BASTOS FILHO, 2009)

Segundo (BASTOS FILHO, 2009) Há diversos tipos de veículos ao entrar em uma estrada, vamos nos deparar com outros em destinos e velocidades distintos. Em uma empresa as pessoas começam suas carreiras em momentos e com experiências diferentes. Podemos entrar em uma estrada, com diversas dificuldades, não só estruturais como também devido ao clima, temos que respeitar o momento e as necessidades das pessoas pois dificilmente há uma equiparação de interesses relacionados à carreira.

De acordo com (SOUZA, 2000), Dentro de uma organização, não se deve pensar como um assalariado e sim aproveitar as oportunidades e experiências, para gerenciar a própria carreira.

“A competência de uma pessoa pode ser compreendida como sua capacidade de entrega. Uma pessoa é competente quando, graças às suas capacidades, entrega e agrega valor ao negócio ou empresa que atua, a ela própria e ao meio em que vive”. (DUTRA, 2001)

“A carreira é uma coisa que se sonha, planeja e constrói. Ninguém nasce pronto. Cada qual, respeitadas as suas tendências, traz dentro de si potencial específico para desenvolver a própria carreira e alcançar sua realização até a plenitude”. (MACÊDO, 2005)

No dicionário Aurélio, planejamento é definido como um trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo um roteiro e métodos determinados.

Conforme (BASTOS FILHO, 2009) A partir do sonho da carreira, a preparação é fundamental, pautando as competências, habilidades e conhecimentos também é necessário ter ciência das próprias fragilidades, não só para tentar eliminá-las, mas fazer com que as mesmas sobressaiam-se cada vez menos.

“Carreira é o caminho que cada um de nós escolhe para encontrar o significado de nossas vidas. (DEFILLIPI, 1994)”.

“Planejar a carreira é focar o desenvolvimento profissional no autoconhecimento, na educação continuada e no processo de fazer escolhas frente as oportunidades de trabalho (BASTOS FILHO, 2009)”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com