TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Nardoni

Artigo: Caso Nardoni. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 5

O caso Isabella Nardoni

refere-se à morte da menina brasileira Isabella de Oliveira Nardoni, de cinco anos de idade, defenestrada do sexto andar do Edifício London no distrito da Vila Guilherme, em São Paulo, na noite do dia 29 de março de 2008.

O caso gerou grande repercussão no Brasil e Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, respectivamente pai e madrasta da criança, foram condenados por homicídio doloso triplamente qualificado (art. 121, § 2°, incisos III, IV e V), e vão cumprir pena de 31 anos, 1 mês e 10 dias, no caso dele, com agravante. com agravantes pelo fato de Isabella ser sua descendente, e 26 anos e 8 meses de reclusão no caso de Anna Jatobá, ficando caracterizado como crime hediondo.[2]<[3] A decisão foi proferida pelo Juiz Maurício Fossen, no Fórum de Santana em São Paulo.

Vimos no caso citado a cima, um fato que chocou o País. Pai e madrasta que matam uma criança de apenas 5 anos de idade. Em meio a tanta especulação que teve esse episódio, uma parte não menos importante foi esquecida, Pietro e Kauã, de 5 e 3 anos respectivamente, filhos de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá. Duas crianças indefesas, perdidas com toda essa situação e principalmente duas crianças que iram pagar por algo que eles não fizeram. Pelo simples fatos de terem que se separar dos seus pais e serem criados pelos seus avós, mudando toda a rotina de vida deles e também todo aquele modelo de "família perfeita". Os sintomas de sofrimento, dos três aos cinco anos, são medo exagerado, dificuldade em se afastar de um dos pais ou da casa, angústia e terror noturno. Problemas de socialização também podem ocorrer. Como foi citado a cima, as crianças mudaram completamente seus estilos de vida, mudaram de escola, de casa e de "pais", pois a partir da prisão dos pais, passaram a ser criados pelos avós maternos. Foi dito pelo avô materno, que as crianças visitam os pais nas penitenciárias normalmente. Ao meu ver, um ato totalmente errado, pois na idade que estão, além de sofrerem com a falta dos pais, que são figuras indispensáveis na criação e no crescimento de qualquer criança, sofrem também com essa convivência com os presídios que de forma alguma é lugar de criança estar.

Pietro e Kauã, são acompanhados por Psicólogos desde a prisão dos pais, o que ajuda bastante no desenvolvimento dos mesmos. Mas sempre vai existir, pelo menos na minha cabeça, a seguinte pergunta: No que iram se transformar quando crescerem? Já que nessa fase, a formação da personalidade da criança ainda não está definida e a referência dos pais é fundamental para que isso aconteça sem prejuízos emocionais e psicológicos. Se os pais faltam nesta fase, a criança se sente desprotegida e não tem parâmetros para diferenciar o que é certo do que é errado. Doenças cognitivas, obesidade, desnutrição e problemas afetivos são alguns dos traumas carregados pela ausência dos pais. A presença dos pais é primordial neste período, pois, os traumas sofridos nela se estendem pela vida adulta e vão desde dificuldades de aprendizagem até a falta de apetite ou a comilança excessiva.

Na época em que o inquérito que apurava a morte de Isabella estava aberto, foi cogitado ouvir Pietro em condições especiais, já que se tratava da única testemunha ocular do crime. No entanto, o promotor Francisco Cembranelli, que estava empenhado condenar o casal à pena máxima, foi contra. Ele sustenta que atribuir uma criança hoje o principal testemunho para condenar os pais ,será condenar essa própria criança a um trauma irreparável na vida adulta. “Imagina como seria a vida de um jovem que, com o seu depoimento, condenou os próprios pais. Estaríamos dando a esse jovem uma outra sentença”, a sentença da CULPA, do remorso não se perdoando nunca mais. De carregar nas costas todas as suas frustações, angustias e tristeza e saber que não pode culpar a ninguém por ser assim, só a si mesma. Imaginemos como sera esse adulto..

A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo-primeiro ano de vida de uma pessoa. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança. Mais do que isto, é um período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa e na aquisição das bases de sua personalidade.

Neste breve trabalho, iremos abordar o estágio 3 da infância.

Terceiro Estágio

O terceiro estágio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com