TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenário - exame neuropsicológico

Por:   •  9/3/2018  •  Exam  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

Roteiro – Exame Neuropsicológico

  1. Sintetize os aspectos históricos acerca da avaliação neuropsicológica.

Apesar da delimitação recente desta especialidade do conhecimento humano, o interesse pelo estudo da neuropsicologia é antigo. Desde a antiguidade, o homem buscou compreender as relações ente cérebro, comportamento e cognição. A história da neuropsicologia pode ser dividia em três grandes períodos: hipótese cardíaca versus hipótese cerebral, localizacionismo versus holismo e funcionalismo versus cognitivismo. Esta divisão não se fundamenta nos períodos históricos clássicos, mas configura-se em torno de temas predominantes. Diversos autores têm relacionado ao desenvolvimento da neuropsicologia com os períodos históricos, perdendo o elemento central do estudo que é o desenvolvimento das visões e concepções acerca das relações entre cérebro, comportamento e cognição. Estas visões não necessariamente acompanham a divisão cronológica dos períodos clássicos da história. Cada período do desenvolvimento da história da neuropsicologia é marcado por determinadas controvérsias a respeito do entendimento da época sobre as relações entre cérebro e comportamento.

  1. Qual o objetivo geral da avaliação neuropsicológica? 

O objetivo geral é identificar déficits, determinando como eles afetam o funcionamento geral do indivíduo, estabelecer as inter-relações entre déficits correlações entre déficits específicos e a neuropsicologia. Estabelecendo e contribuindo para um diagnóstico clínico e de linear o perfil cognitivo em casos de diagnóstico já determinado.  

  1. Quais contextos podem constituir demanda para a avaliação neuropsicológica? Comente brevemente cada um deles.

Os contextos que podem constituir demanda para avaliação neuropsicológica são os prejuízos ou modificações cognitivas, afetivas e sociais devido a eventos que atingiram o SNC primaria ou secundariamente, incluindo: traumatismo craniencefálicos: Que é quando as sequelas não são aparentes, nesses casos os exames podem não mostrar anormalidades significativas nas avaliações neuropsicológicas, também pode ocorrer quando as sequelas são visíveis, mas há necessidades que sejam estabelecidas mudanças na vida da pessoa. Tumores cerebrais: Por conter sintomas mentais, não sendo incomum, que os pacientes procurem primeiro uma avaliação psiquiátrica ou tratamento psicológico. O Tus dizem respeito a questões relacionadas ao impacto cognitivo pós-operatório. Epilepsia: Que exige uma intervenção cirúrgica que pode proporcionar a lateralidade da linguagem e a integridade da memória contralateral à área que vai ser operada e a Demência que é necessário oferecer orientação à família sobre a doença e o funcionamento cognitivo ao longo da evolução.

  1. Algumas condições podem necessitar de avaliação neuropsicológica, em função dos prejuízos a alterações cognitivas que promovem. Aponte e discuta as principais considerações para as patologias apontadas pelo texto.

Em relação à pesquisa, a avaliação neuropsicológica pode auxiliar a compreensão da atividade encefálica e da sua relação com o comportamento, contribuindo para o estudo de diversos distúrbios. A propósito, muitos dos testes inicialmente desenvolvidos para pesquisa têm se revelado úteis para a prática clínica, tendo seu uso ampliado na clínica para documentar o estado cognitivo dos indivíduos. Finalmente, em relação às questões forenses, a avaliação neuropsicológica tem sido requisitada em casos sobre perda de funções legais ou danos corporais, sendo útil para auxiliar decisões sobre a presença de possíveis danos neurológicos e cognitivos que estejam relacionados aos comportamentos em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com