TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo Vital do curso de Psicologia da Universidade Paulista

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 3

O presente trabalho foi proposto como atividade da disciplina de Psicologia e Desenvolvimento: Ciclo Vital do curso de Psicologia da Universidade Paulista, como um instrumento de aprimoramento de aprendizagem. Observar uma criança com o objetivo prático de ilustrar os conteúdos estudados em aula e para salientar a análise de forma efetiva a respeito das características do desenvolvimento do indivíduo. A partir disso, foi observado uma criança do sexo feminino com idade de 6 anos, em seu ambiente escolar, no qual tem contato com demais crianças da mesma faixa etária exercitando atividades livres e lúdicas para observar como ela se porta perante a sociedade e o meio o qual está inserida.

A observação foi feita com uma menina em sua terceira infância (6 anos). O foco dessa observação foi verificar características do seu desenvolvimento cognitivo, motor e social.

Este trabalho é de suma importância e nos proporcionou analisar outros aspectos do desenvolvimento humano em suas diversas fases, sendo esta, a terceira infância, uma delas.

2. OBJETIVO

Dar início aos trabalhos de observação e produção de relatório a partir dessa análise em campo para que os alunos comecem a colocar em prática aquilo que abordam durante as aulas da disciplina de Psicologia e Desenvolvimento e tragam novas situações para serem comentadas/discutidas, é fundamental para que possamos nos apropriar e desenvolver técnicas de observação do comportamento humano em seu ciclo de desenvolvimento em diferentes faixas etárias.

3. ASPECTOS DA OBSERVAÇÃO

3.1. FÍSICO – MOTOR: Cabelos castanhos cacheados, olhos esverdeados, tom de pele morena, altura mediana, magra.

3.1.2. MOTOR: Dinâmica, inquieta, controle bom de seus movimentos.

3.2. PERCEPTUAL: Boa recepção das informações do ambiente como conteúdo em sala e informações de seus colegas, concentrada.

3.3. COGNITIVO: Tem rápido acesso às respostas das perguntas apresentadas, fácil desenvolvimento e elaboração de perguntas, rápido raciocínio, inteligente.

3.4. LINGUAGEM: Bastante expressiva verbalmente, eloquente. Na linguagem verbal tem boa noção do alfabeto e soletração.

3.5. PERSONALIDADE: Observadora, espontânea, gosta de chamar a atenção para si, alegre, ousada e audaciosa.

3.6. SOCIAL: Interage conforme os assuntos apresentados para discussão em sala em participação com os demais alunos, participativa.

4. DESENVOLVIMENTO DOS ASPECTOS OBSERVADOS

De acordo com aspectos analisados para a elaboração deste relatório não foi constatada nenhum deficiência motora ou intelectual. Em um apanhado geral, Sara é uma menina magra, de pele morena clara, cabelos cacheados escuros que, na ocasião estavam presos.

Aparência saudável, bom equilíbrio corporal e controle de seus movimentos, sempre atenta à aula, ela demonstrava sua participação respondendo as perguntas de sua professora, sempre alegre, chamando as atenções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com