TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Enxergamos O Mundo Exterior

Pesquisas Acadêmicas: Como Enxergamos O Mundo Exterior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

Em 1920 na Alemanha, um grupo de psicólogos estudava a maneira como nós enxergamos as coisas. Descobriram que o nosso cérebro fica o tempo todo tentando “enxergar coisa” onde têm e onde não têm.

O mundo visual é tão complexo que o cérebro humanos desenvolveu estratégias para lidar com a confusão. Nossa mente procura sempre a solução mais simples para um problema (lembram-se da Navalha de Occam?). Uma das maneiras pela qual nossa cabeça faz isto é através da formação de grupos de itens que possuem uma característica em comum.

a história da mesa:

Em resumo: o princípio básico da teoria gestaltista é que o inteiro é interpretado de maneira diferente que a soma de suas partes.

Vamos exemplificar. Observe a imagem abaixo:

http://www.flickr.com/photos/mr_t_in_dc/1547501629/in/photostream/http://www.flickr.com/photos/mr_t_in_dc/1547501629/in/photostream/

O que vemos? Uma estante, certo? É o que a Gestalt diz que nós vemos. O olho humano percebe um objeto como um inteiro antes de perceber suas partes individuais. E quais são as partes individuais? A imagem abaixo resume bem:

http://www.flickr.com/photos/mr_t_in_dc/1547501637/http://www.flickr.com/photos/mr_t_in_dc/1547501637/

Você já notou como uma série de luzes piscantes parecem se mover de vez em quando, como sinais de neon e luzes natalinas? De acordo com a Gestalt, esse movimento aparente acontece por que nossas mentes preenchem a informação que falta. É exatamente o que vemos com a estante. Não notamos as tábuas de madeira ou os pregos. Tanto que ao ler a palavra “mesa” você vai imaginar uma mesa, e não quatro pernas e uma tábua de madeira.

Esta doutrina traz em si a concepção de que não se pode conhecer o todo através das partes, e sim as partes por meio do conjunto. Este tem suas próprias leis, que coordenam seus elementos. Só assim o cérebro percebe, interpreta e incorpora uma imagem ou uma idéia.

A lei da semelhança dita que objetos similares se agruparão entre si. Na imagem abaixo, a maioria das pessoas vê colunas de quadrados e colunas de círculos. Poucas pessoas vão associar isto como “uma linha horizontal onde quadrados e círculos se intercalam”.

Lei da Proximidade

Elementos próximos tendem a se agruparem, constituindo uma unidade. Elementos vão parecer mais próximos e unificados quanto menor for a distância entre eles. Você nota os 16 círculos, ou os 4 grupos de círculos na imagem abaixo?

Lei da Continuidade

Essa lei dita que pontos que estão conectados por uma linha reta ou curva, são vistos de uma maneira a seguirem um caminho mais suave. Em vez de ver linhas e ângulos separados, linhas são vistas como uma só.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com