TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comte, Durkheim, Marx E Weber (resumo)

Ensaios: Comte, Durkheim, Marx E Weber (resumo). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 6

Auguste Comte (1798-1857) : Isidore filósofo e matemático francês, foi o fundador do Positivismo e pai da Sociologia, criou uma nova ciência para estudar a humanidade, chamou-a de física social, em 1828. Em 1839, mudou o termo para Sociologia.

Em 1826, começou a elaborar as lições do Curso de Filosofia Positiva.

Em 1842, publicou sua grande obra: Curso de Filosofia Positiva, constituída de seis volumes. A partir de 1846, toda sua obra passou a ter um sentido religioso, deixou de ser católico e fundou a Religião da Humanidade, mudando as teorias reacionárias da Igreja da época.

Para Comte, a Sociologia procura estudar e compreender a sociedade, para organizá-la e reformá-la depois. Os estudos da sociedade deveriam ser feitos com espírito científico e objetividade.

Positivismo é a doutrina criada por Augusto Comte que sugere a observação científica da realidade, cujo conhecimento viabilizaria o estabelecimento de leis universais para o progresso da sociedade e dos indivíduos. Comte acreditava ser possível observar a vida social por meio de um modelo científico, interpretando a história da humanidade, e a partir dessa análise, criar um processo permanente de melhoria e evolução. Para Comte o homem passa por três estágios na vida: estado teológico, estado metafísico e estado positivo – a lei dos três estados.

No estado teológico ou fictício a explicação dos fatos decorre de vontades análogas à nossa (a tempestade, por exemplo, será explicada por um capricho da natureza do dos ventos). Este estado evolui do fetichismo ao politeísmo e posteriormente ao monoteísmo.

No estado metafísico o homem projeta espontaneamente sua própria psicologia sobre a natureza.

Já no estado positivo, contenta-se em descrever fatos, não procurando muitas explicações. Baseia-se nas leis positivas da natureza que nos permite, quando um fenômeno é dado, prever o próximo fenômeno e eventualmente agindo sobre o primeiro transformar o segundo.

Para Comte, a lei dos três estados não é somente verdadeira para a história da nossa espécie, ela é também para o desenvolvimento de cada indivíduo: A criança dá explicações teológicas ao mundo, o adolescente é metafísico, ao passo que o adulto chega a uma concepção positivista das coisas.

CustomValidatPlease insert at least one tag O lema da Bandeira Nacional “Ordem e Progresso”, criado por Benjamin Constant, é de inspiração comtista. Estática e Dinâmica – comte teoriza sobre duas tendências atuantes no funcionamento do mundo social

A estática – trata-se das condições constantes da sociedade: como e porque suas estruturas permanecem

Inalteradas ? A dinâmica – trata-se das condições da progressiva mudança da sociedade: como e porque seus

Elementos evoluem ? Dadas as circunstancias do seu nascimento, o pensamento positivista é conservador e ele

Considera a dinâmica subordinada a estática – deve haver ordem para haver progresso – ordem sem progresso

É estagnação – mas progresso sem ordem é caos

Èmile Durkheim (1858-1917) : Sociólogo francês, lecionou Sociologia e Pedagogia na Sorbonne de Paris. É considerado o fundador da sociologia moderna, foi um dos primeiros a estudar mais profundamente o suicídio, que, segundo ele, é praticado na maioria das vezes em virtude de desilusão do indivíduo com relação ao seu meio social.

Para Durkheim, o objeto da sociologia são os fatos sociais, os quais devem ser estudados como coisas. Os fatos sociais consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo.

A sociedade não é simples soma de indivíduos, e sim sistema formado pela associação, que representa uma realidade específica com seus caracteres próprios. Nada se pode conduzir de coletivo se consciências particulares não existirem, é necessário que as consciências estejam associadas, combinadas de determinada maneira.

O sistema sociológico de Durkheim baseia-se em quatro princípios :

1. A Sociologia é uma ciência independente das demais Ciências Sociais e da Filosofia.

2. A realidade social é formada pelos fenômenos coletivos.

3. A causa de cada fato social deve ser procurada entre os fenômenos sociais que o antecedem.

4. Todos os fatos sociais são exteriores ao indivíduo, formando uma realidade específica.

Segundo Durkheim, o homem é um animal que só se humaniza pela socialização.

Suas principais obras: A divisão do trabalho social (1893), As regras do método sociológico (1894), O suicídio (1897).

Karl Marx (1818-1883) : Filósofo e economista alemão, estudou na Universidade de Berlim, interessando-se pelas idéias do filósofo Hegel. Em 1842 assumiu o cargo de redator-chefe do jornal alemão Gazeta Renana, onde tinha uma postura política de um liberal radical. Em Paris conheceu Friedrich Engels, com quem escreveria vários ensaios e livros.

Em 1847, redigiu com Engels o Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária, que mais tarde seria chamado marxismo. No Manifesto, Marx convoca o proletariado à luta pelo socialismo.

Os primeiros socialistas foram chamados por Marx

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com