TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e base de aconselhamento como a base teórica para o enchimento de cuidados atividades

Relatório de pesquisa: Conceito e base de aconselhamento como a base teórica para o enchimento de cuidados atividades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  978 Visualizações

Página 1 de 6

O aconselhamento é um processo genérico de ajuda, cuja estrutura básica independe da área de conhecimento. O objetivo do presente trabalho é resgatar o conceito e os fundamentos do aconselhamento, como referência teórica para a atividade de atendimento nutricional que envolve educação e orientação nutricional. A influência e a contribuição relativa de várias correntes da psicologia. As fases que compõem o processo de aconselhamento incluem: descoberta inicial, exploração em profundidade e preparação para ação. Ao longo do tempo, o foco do trabalho de aconselhamento foi deslocado dos conteúdos técnicos específicos, para a interação de ajuda. Conclui-se que o aconselhamento dietético pode prover ao nutricionista um instrumental teórico que lhe permite aprimorar suas habilidades e competências, com o fim de intervir sobre o comportamento alimentar do cliente, respeitando sua autonomia e valorizando seu potencial como sujeito histórico.

INTRODUÇÃO

A demanda por orientação alimentar tem crescido significativamente, face ao diagnóstico precoce das doenças crônicas e ao reconhecimento da influência da alimentação sobre elas, leva à procura crescente de atendimento nutricional.

O aumento da demanda justifica a retomada do estudo do aconselhamento dietético, conceituado, em 1969, pela Associação Americana de Dietética.

As autoras propõem abordar o tema quanto aos seguintes aspectos: fundamentação teórica do aconselhamento, histórico do aconselhamento dietético, etapas do processo e comunicação não verbal. Encontrar estratégias para solucionar problemas relativos ao comportamento alimentar, problemas estes, que englobam práticas alimentares inadequadas, hipóteses relativas às práticas alimentares inadequadas levantadas a partir da história alimentar, dos dados clínicos, bioquímicos ou antropométricos do cliente, bem como qualquer questão de caráter subjetivo que possa gerar nele a dúvida, a ansiedade e a insegurança quanto aos efeitos dos alimentos ou nutrientes sobre o organismo, aventados ou efetivamente percebidos como sinais ou sintomas.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO ACONSELHAMENTO

Aconselhamento Centrado no Cliente: esta abordagem propicia ao cliente o desenvolvimento de valores positivos, contribuindo para um comportamento integrado. A visão que a pessoa tem de si mesma, no contexto do meio, determina seu comportamento. As etapas neste processo devem colaborar para a auto-descoberta. As características centrais do conselheiro são empatia e congruência. O enfoque centrado no cliente prioriza os fatos e condições atuais.

Aconselhamento Gestáltico: a ênfase desta linha psicológica é sobre o organismo como um todo, buscando o equilíbrio, que é constantemente ameaçado por circunstâncias externas e conflitos interiores. Tais polaridades se evidenciam por meio de atitudes, posturas, comportamentos, reflexões, ações sobre saúde/doença, relações indivíduo-sociedade e relações interpessoais. Do ponto de vista da nutrição, é necessário compreender os diversos significados que o indivíduo atribui às limitações da possibilidade do controle dietético para a resolução dos problemas relativos ao comportamento alimentar.

Aconselhamento Psicanalítico: segundo esta linha teórica as pessoas são movidas por um desejo instintivo de satisfazer o prazer pessoal. A libido é a fonte de energia impulsionadora dos comportamentos que satisfazem o prazer. O aconselhamento focaliza o ego, parte da personalidade em contato com a realidade exterior, sede do pensamento racional, que deve também influenciar o comportamento alimentar.

Aconselhamento Racional-Emotivo: o desenvolvimento desta linha teórica pretende que o aconselhamento ajude a pessoa a eliminar os pensamentos auto-destrutivos, promovendo visões de si mesma mais tolerantes e racionais. Como as pessoas possuem poder e tendência para interagir em ambientes de irracionalidade e racionalidade, a emoção negativa decorreria de pensamentos irracionais.

Aconselhamento Baseado em Traços e Fatores: esta foi a linha mais empregada para auxiliar pessoas a fazerem escolhas educacionais e vocacionais. O conselheiro desempenha um papel privilegiado no processo, utilizando suas habilidades especializadas para ajudar o cliente a avaliar fatores implicados na solução de problemas e na tomada de decisão; nesta linha de aconselha-mento, as perturbações emocionais, geralmente não constituem um fator significativo.

Aconselhamento Behaviorista: tem como objetivo principal a mudança do comportamento inadequado do cliente; apenas o que é mensurável é considerado evidência de aconselhamento bem sucedido. Definição e o alcance do objetivo.

A consideração de elementos significativos da realidade pessoal; a responsabilidade em relação à sua própria vida; a explicitação da natureza das dificuldades com base nos diagnósticos; apoio direto às mudanças; vínculo entre o profissional e o cliente.

No campo da alimentação, torna-se possível e imperativo diante de duas realidades: primeira, a necessidade de recusar modelos dogmáticos, padronizados, lacônicos, pautados, sobretudo, em restrições e normas que pressupõem um comportamento heterônomo do cliente; segunda, a perspectiva de poder inserir as ações educativas de nutrição em um processo comprometido com a compreensão da condição humana, considerando os valores culturais e os indivíduos como sujeitos históricos, além da possibilidade de uma relação horizontal entre educador-educando.

Considera-se que a ajuda para resolver problemas alimentares insere-se numa busca de âmbito maior por qualidade de vida. Esta ocorre em determinado momento crítico, no qual surge um problema, que, por sua vez, também é fruto da história de vida. Portanto, a metodologia aqui proposta identifica-se com a visão da educação em saúde como capacitação dos indivíduos e da comunidade para a busca ativa da saúde e de condições para uma existência digna.

HISTÓRICO DO ACONSELHAMENTO DIETÉTICO

O aconselhamento é uma estratégia educativa que precisa ser resgatada, a fim de redimensionar a atuação do nutricionista junto ao cliente que necessita mudar seu comportamento alimentar. Tal estratégia educativa favorecerá uma vida mais saudável e prazerosa aos indivíduos portadores de doenças que exigem mudança no padrão de alimentação. Possibilitaram ampliar a compreensão da natureza dessa intervenção e explicitar algumas estratégias a serem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com