TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concentrações industriais na Rússia

Tese: Concentrações industriais na Rússia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Tese  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Com a vitória dos bolcheviques, foi implantada uma ditadura de partido único, o Partido Comunista da União Soviética (PCUS). O poder estava concentrado nas mão do politburo composto po uma dirigente. O cargo mais importante na hierarquia de poder era o de secretário-geral do PCUS, cujo ocupante era indicado pelos membros do politburo. O poder também estava concentrado geograficamente. O centro de poder era o Kremlin, em Moscou (Rússia). A economia foi planificada e estatizada e montou-se uma gigantesca burocracia para controlá-la. O órgão máximo de planificação era a Gosplan.

2. Onde se localizam as principais concentrações industrias na Rússia? Relacione com os primeiros fatores locacionais.

As principais concentrações industriais na Rússia localizam-se na regiãode Moscou, capital do país, onde está o maior mercador consumidor e a maior concentração de mão de obra, com predominância de indústrias de bens de consumo, e na região dos Montes Urais, devido à grande disponibilidade de recursos minerais, com a predominância de indústrias de bens intermediários.

3. Em que setores da economia se encontram as maiores empresas da Rússia? Por quê?

As maiores empresas da Rússia atuam em exploração e processamento de recursos naturais, muito abundantes em seu vasto território. Entre as maiores empresas do país se destacam: Gazprom, Lukoil e Rosneft (extração e refino de petróleo, produção de gás natural, petroquímica); SeverStal e Evraz Group (mineração e siderurgia).

4. O que significa dizer que a China é uma “economia socialista de mercado”?

“Economia socialista de mercado” é a denominação dada pelos líderes chineses a um sistema que busca compatibilizar uma economia cada vez mais aberta aos investimentos estrangeiros e que, por isso, tem de conviver com a iniciativa privada e mesmo com a propriedade privada, mas que continua sob forte controle do Estado, que permanece sendo uma ditadura de partido único, o PCCh.

5. O que são zonas econômicas especiais e qual sua importância par

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com