TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conselho de assistencia social

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 5

                                                          FOLHA DE REGISTRO

Situação: Aplicação de provas Piagetianas

Sujeito (s):ISABELLE NICOLE SANTOS

Observador: LUANDA TIAGO DOS SANTOS

Técnica de registro: observação de âmbito psicanalítico

Data:16/11/2015                                                  Local:   Campus jk -Auditório da Funorte

                                                                  REGISTRO

Anotações de campo

O registro visa o aprofundamento de conhecimento de como avaliar a criança no momento em que foi feito as provas piagetianas.

Minha observação foi feita em uma criança de 05 anos de idade e de sexo feminino, que ser encontra no estagio pré-operacional. A criança não deu conta de executar a maioria das provas, pois está no período pré-operacional da 2° infância de 2 a 7 anos, ainda não reflete mentalmente sobre pessoas, objetos e eventos, segundo Piaget a criança ainda não pode pensar logicamente até o estágio operacional concreto que é na terceira infância.

Ainda não compreende a conservação, pois não reconhecem a transformação do resultado de um estado para o outro.

A criança é egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro, não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação, já pode agir por simulação, "como se", possui percepção global sem discriminar detalhes e deixa-se levar pela aparência sem relacionar fatos. Podemos dizer que a criança é ego centrista da sua maneira, ou seja, implica na ausência da necessidade, por parte da criança, de explicar aquilo que diz, por ter certeza que está sendo compreendida.

Anotações pessoais

Não foi possível descrever com clareza seus comportamento nem fazer uma observação desejada sobre o sujeito pois o lugar oferecido não foi muito adequado e avia uma grande quantidade de pessoas no local ,isto vez com que a criança observada ficasse um pouco tímida ,falava baixo abaixava a cabeça toda vez que fosse realizar uma brincadeira ,mais ao longo das brincadeiras interagiu com todos a sua volta apesar de ser incomodar com a situação apresentada ,a criança  demostrou ser muito afetiva muito educada e assina de tudo com um carinho enorme em nenhum momento demostrou agressividade para realiza as provas sempre ser sentia muito segurar apesar de sua timidez soube controla sua emoções e ser manteve tranquila Abaixo então as provas que a mesma realizou e como ela agiu diante de cada brincadeira proposta .

Conservação de superfície

São montados dois pastos com uma vaquinha em cada um, sendo que no primeiro a disposição da ração, em termos de quantidade, é diferente do segundo. A estagiária perguntou a criança em qual pasto a vaquinha comeu mais, a criança ficou confusa e não soube identificar qual vaquinha tinha comido mais.

Mudança de critérios

Ela deu pra criança um conjunto de objetos redondos, quadrados, cores e tamanho diferentes, em seguida pediu a criança para separar os quadrados dos círculos, depois os verdes dos azuis e os pequenos dos grandes, a criança conseguiu executar a prova sem muita dificuldade.

Conservação de quantidade de matéria

A estagiária mostrou duas massinhas de modelar e transformou em bolinhas do mesmo tamanho (A e B), ao questionar a criança qual tinha mais massa. A criança diz que é as duas tinham a mesma quantidade, a estagiaria fez uma salsicha com a massinha B e novamente perguntou, a criança qual massinha continha mais, ela respondeu que a salsicha tinha mais quantidade. A criança não tem noção de quantidade. 

Inclusão de classes

Mostrou a mesma quantidade de margaridas e rosas para a criança, em seguida a perguntou se tinha mais flores ou margaridas, a resposta foi margaridas. A criança não sabe que tanto rosas como margaridas são flores.

Conservação de volume

Inicialmente a estagiária mostrou a criança dois recipientes com formatos iguais e com a mesma quantidade de líquido, em seguida ela transferiu o liquido para dois recipientes com formatos diferentes, e perguntou a criança se havia a mesma quantidade de líquido nos dois recipientes, a resposta dada pela criança é que havia a mesma quantidade de liquido nos recipientes independente do formato do recipiente. Indagada o por que a mesma não soube formular uma resposta concreta, pois ainda não tem capacidade de formular respostas concretas pois esta no estagio pré-operatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (138.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com