TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considerando a Disciplina de Técnicas Psicométricas

Por:   •  4/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2
  1.  RELATÓRIO PSICOLÓGICO - Teste R1

1.1 IDENTIFICAÇÃO:

Relator:

Interessado:

Grau de instrução:

Data:

  1.  DESCRIÇÃO DA DEMANDA:

Considerando a disciplina de técnicas psicométricas, o objetivo dessa atividade é a aprendizagem sobre a aplicação do teste não verbal de inteligência, para a averiguação da mesma. Utilizando a aplicação no aluno que irá se auto-analisar, dessa forma adquirindo conhecimento.

  1.  PROCEDIMENTOS:

Tendo em vista a lei nº 4.119/62 que regulamenta e cria a profissão do psicólogo, dando ao profissional o direito de realizar suas funções como (Art. 4º): Diagnóstico psicológico, orientação e seleção de profissionais, orientação psicopedagógica, solução de problemas de ajustamento.

  1.  ANÁLISE:

Para que a analise seja descrita é necessário entendermos qual o conceito de inteligência esclarecendo o desenvolver desse teste. Porém na psicologia não existe consenso sobre esse conceito. Cada teórico que estuda esse tema, apresenta uma definição diferente. “Etimologicamente”, o termo inteligência procede do verbo latino intelligo, que significa, exclusivamente a faculdade de compreender. Com efeito poderíamos dizer que pensar, isto é, a faculdade de pensar, equivale a conhecer e compreender. Conhecer é representar mentalmente um objeto qualquer, diferenciando-o claramente de outros por suas múltiplas qualidades e facetas. Compreender é entender, captar as relações que este objeto pode ter com os outros. Platão considerava a capacidade de aprender como um aspecto de inteligência.

Esta análise foi baseada  na aplicação do teste  R-1, do qual se averigua a inteligência não verbal do individuo, levando em conta seu desempenho em suas respostas em um limite Máximo de tempo de 30 minutos. A aplicação do teste foi em um ambiente coletivo, sentando-se em cadeiras com espaços suficientes para colocar o caderno e a folha de respostas. As instruções padronizadas foram lidas pelo psicólogo que aplicou o teste. O ambiente no momento da aplicação do teste estava em constante silêncio, e não houve nenhuma interrupção, contribuindo para que o aluno ficasse concentrado em suas respostas. O resultado obtido pelo indivíduo foi médio superior, levando em conta o protocolo avaliado, referindo-se a um examinado do sexo masculino, com escolaridade superior incompleta. O examinado errou as questões 34,36,37,38,39,40, com uma pontuação de 34 e um percentil de 75, nota-se que as alternativas mais utilizadas foram C, D e F.

  1.  CONCLUSÃO:

Através da análise anterior, conseguimos perceber que com o resultado obtido pelo avaliado, nota-se que sua capacidade em aprender é um pouco superior a média registrada, e que não há dificuldades da parte do individuo em aprender, conforme o conceito de inteligência para Platão, e também considerando que o ambiente estava em um estado do qual não interferiu no desenvolver do teste, concluindo que não existe nenhuma dificuldade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com