TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuição Da Educaçao Fisica

Exames: Contribuição Da Educaçao Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  5.662 Palavras (23 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 23

1- INTRODUÇÃO

1.1 APRENTAÇÃO DO TEMA

O Fluxo de caixa constitui-se de um controle matemático que auxilia na visualização e compreensão das movimentações financeiras em um período preestabelecido, um dos pontos principais do fluxo de caixa é possibilidade de visualizar sobras ou faltas antes mesmo que estas ocorram, o que permite ao empresário tomar as decisões necessárias para planejar suas ações.

No processo de elaboração de fluxo de caixa deverão ser utilizadas técnicas gerenciais para se projetar as vendas e os custos de uma empresa, de maneira que não existam desperdícios para o caixa, sendo que fluxo de caixa consiste em um instrumento essencial para que a empresa possa ter segurança e ter sucesso em suas atividades financeiras, desta forma é imprescindível que o fluxo de caixa apresenta com precisão a real situação da empresa, no que se refere a parte financeira no futuro.

Sendo assim, o fluxo de caixa através de um relatório gerencial controla toda movimentação numerária, ou seja, entrada e saída, permitindo ao empresário, tomar decisões sobre a situação financeira da empresa, é uma forma de acompanhar toda a movimentação e oportunizar novas propostas de gestão, no caso da empresa constatar débitos além do esperado.

Portanto, seguindo essa linha de pressupostos, o trabalho proposto tem como principal objetivo, verificar a importância da utilização do fluxo de caixa na tomada de decisão de uma empresa.

1.2 PROBLEMÁTICA

A problemática questionada nesta pesquisa é o desconhecimento dos empresários quanto à utilização do fluxo de caixa e sua importância no processo de continuidade e sucesso da organização.

Desta forma o ponto principal do tema proposto é evidenciar a importância do fluxo de caixa nas empresas, o quanto é eficaz para os empreendedores terem respostas rápidas quanto à entrada de saída de recursos financeiros.

Entretanto a necessidade de um demonstrativo financeiro já vem sendo discutido desde a década de 60 nos Estados Unidos, e nos últimos anos no Brasil, sendo assim alguns autores já estão pondo em questão o fluxo de caixa como uma ferramenta ideal para o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, dentre esses autores pode-se apontar Campos Filho, Frezatti, Santi Filho e o mais recente Marion.

Diante desses pressupostos, procurou-se investigar o seguinte problema de pesquisa: A importância da utilização do fluxo de caixa na tomada de decisão e como é elaborado um relatório gerencial.

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral

Analisar a importância do fluxo de caixa na tomada de decisão para o funcionamento e continuidade da empresa.

1.3.2 Objetivos Específicos

• Definir fluxo de caixa como uma ferramenta essencial para que a empresa possa manter em atividade;

• Demonstrar como é feito a elaboração dos relatórios;

• Mostrar a importância do fluxo de caixa na tomada de decisão em uma organização.

1. 4 JUSTIFICATIVA

O Principal motivo dessa pesquisa é entender o que é o fluxo de caixa, como é feito o relatório gerencial e sua importância no funcionamento da empresa, visto que o sucesso de uma organização depende de uma estrutura financeira bem organizada e equilibrada, portanto, não basta apenas fazer a contabilidade, lançar objetivos e metas apenas. É importante o controle das entradas e saídas, se estas não forem controladas e elaboradas de maneira a fornecer dados precisos para a visualização real da empresa, com certeza a organização não conseguira ter sucesso no mercado é exatamente nesse ponto que pode-se verificar a importância da utilização do fluxo de caixa.

A abordagem do tema se justifica pela necessidade de enfatizar a importância de um bom planejamento do fluxo e da sua utilização para controle e sucesso de uma empresa, visto que muitas organizações não conseguem se manter, e com pouco espaço de tempo em atividade são obrigadas a fecharem, tudo isto, reforça a necessidade de abordar o assunto proposto pelo tema da pesquisa, com o objetivo de auxiliar o funcionamento e sucesso de uma empresa.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Fluxo de Caixa

O Fluxo de caixa controla toda a movimentação financeira que a empresa dispõe em um determinado período, sem correr o risco de comprometer o sucesso da organização.

A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser um relatório obrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais). E vigora desde 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007, e desta forma torna-se mais um importante relatório para a tomada de decisões gerenciais e ao mesmo tempo busca criar condições para harmonizar as práticas contáveis adotadas no Brasil e as demonstrações contábeis correspondentes com as práticas e demonstrações exigidas nos principais mercados financeiros de outros países, portanto, essa uniformização de regras com o mercado internacional facilita a análise das demonstrações por investidores estrangeiros interessados em aplicar recursos no Brasil.

Segundo Zadanowicz (2000, p.33) “ fluxo de caixa é um recurso que permite demonstrar as operações financeiras que serão realizadas na empresa facilitando a análise e a decisão, de comprometer os recursos financeiros” , sendo assim o gerente consegue prever e determinar quanto de capital está disponível para investir em novas metas que auxiliarão no desenvolvimento da empresa.

Portanto, seguindo a mesma linha de pressupostos Ludicíbus e Marion (1999, p. 218), apontam que “o fluxo de caixa demonstra a origem e aplicação de todo dinheiro que transitou pelo caixa em um determinado período e o resultado desse fluxo”

Fundamentando os dizeres de Ludicíbus e Marion, Thiesen ( 2000, p. 10), explica que o fluxo de caixa consiste em uma demonstração que “permite mostrar de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com