TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuições da psicologia para a gestão de pessoas

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.174 Palavras (9 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 9

“Contribuições da Psicologia na Gestão de Pessoas”.

Introdução:

O objetivo deste trabalho é falar sobre as contribuições da psicologia na gestão de pessoas, dentro do âmbito organizacional. Anteriormente denominava-se Departamento pessoal e Relações industriais o que atualmente é a Administração de recursos humanos. As funções do departamento pessoal era a de admitir funcionários, registrá-los legalmente, controlar o cumprimento das normas, punir, controlar os cartões de ponto e demitir, exercendo uma função fiscalizadora.

Com o passar dos anos a administração de recursos humanos evoluiu qualitativamente, com os estudos realizados sobre o comportamento humano na organização, percebeu-se que o profissional é o maior responsável pelo sucesso de uma empresa. A psicologia organizacional tem como função principal observar, entender e orientar o comportamento do indivíduo dentro da organização, objetivando maior produtividade e melhor qualidade de vida na organização. Utilizando-se de técnicas modernas que contribuem para a eficiência e eficácia das organizações. Ações efetivas voltada para o trabalho em equipe, a adequação do profissional as condições de trabalho e desenvolvimento pessoal.

A gestão em recursos humanos faz uso de alguns conceitos da psicologia como o gerenciamento das diferenças e diversidades individuais, motivando-os, trabalhando com as vertentes psicológicas, tais como Behaviorismo, Gestalt, Humanismo e Psicanálise, que serão abordadas no decorrer do trabalho.

O sucesso da prática de gestão em recursos humanos deve-se a consideração dos membros que compõe o capital humano das organizações.

Conceitos – Referencial Teórico.

Definição de Psicologia Organizacional e do Trabalho.

A psicologia organizacional e do trabalho é definida como uma divisão aplicada da psicologia preocupada com estudo do comportamento humano relacionado ao trabalho, à as organizações e à produtividade (Cáscio, 2001). Os psicólogos organizacionais e do trabalho estão envolvidos na pesquisa sobre os funcionários e na aplicação dos princípios de psicologia dessa pesquisa ao ambiente de trabalho para ajudar a otimizar o sucesso de uma organização.

Os psicólogos organizacionais e do trabalho ajudam as pessoas a realizarem suas tarefas e as organizações a alcançarem seus objetivos das seguintes maneiras:

1. Ajudando os empregadores a tratar seus empregados com justiça;

2. Assegurando tarefas interessante e satisfatórias;

3. Ajudando os empregados a serem produtivos;

A psicologia organizacional é direcionada para o comportamento dos indivíduos, grupos e organizações na situação de trabalho. Ela se concentra nos seguintes tópicos:

Gerenciamento das diferenças individuais e da diversidade;

Motivação;

Comunicação;

Liderança;

Dinâmica de Grupo;

Saúde, segurança e Bem – Estar no trabalho;

Planejamento e desenvolvimento organizacionais;

Sabemos que a atuação do psicólogo é de grande importância, pois com a ajuda dele a organização poderá oferecer aos seus colaboradores um ambiente melhor e soluções aos problemas organizacionais, fazendo com que os funcionários possam sentir-se mais motivados para desempenhar bem suas tarefas

A psicologia na Gestão de Pessoas:

O mercado extremamente competitivo, globalizado, e tecnológico não conseguiu anular o fator humano. Independente de qual seja o tipo de organização, o desempenho das pessoas, em maior ou menor intensidade, é essencial para seu sucesso, é, sem dúvidas, o grande vapor para as organizações.

Diante dessa configuração das organizações de trabalho, os funcionários são entendidos como peça fundamental para a consolidação de qualquer empresa. E é com essa visão que a Gestão de Pessoas, tem seu espaço demarcado. Com a convicção que se o objetivo da organização é ter sucesso, consequentemente seu objetivo também é valorizar seu pessoal.

Conforme Gil (2009, p.17), “Gestão de Pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais, quanto individuais”.

Porém, nem sempre os objetivos das empresas foram estes. Antes do modelo atual de Gestão de Pessoas, outros permearam as organizações. Tal concepção é uma evolução do que no passado foi denominado Administração de Pessoal, Relações Industriais e Administração de Recursos Humanos.

“O termo Administração de Recursos Humanos é muito restrito, pois implica a concepção das pessoas que trabalham numa organização apenas como recursos, ao lado dos recursos matérias e financeiros” (GIL, 2009, p.18). Assim, a denominação que é a dada às pessoas dentro de uma organização varia de acordo com a visão que esta tem delas. Muitas chamam de funcionários, empregados, pessoal, operários, recursos, o que, geralmente, está associado à importância que a eles são atribuídos.

A Gestão de Pessoas traz outro olhar em torno dos funcionários de uma empresa, enxerga-os como colaboradores, como parceiros, não mais como um recurso de organização, servil e passivo, mas, como um sujeito ativo e provocador das decisões, empreendedor das ações e criador da inovação dentro das organizações (RIBEIRO, 2008).

Dentro dessa concepção, para se fazer parte de uma organização é necessário ter o perfil que ela deseja. É incoerente trabalhar em um espaço onde seus valores, comportamentos e atitudes vão de encontro com o que o trabalho se propõe. O sucesso de uma empresa é dependente de um padrão de comportamento coerente com sua proposta.

A importância do comportamento humano dentro das organizações, fez crescer a preocupação com essa área. O modelo de Gestão de Pessoas tem como missão prioritária a identificação de padrões coerentes com o negócio da organização. Obter tais padrões, mantê-los, modificá-los e associá-los aos demais fatores da organização, torna-se o objetivo principal (FISCHER, 2002).

Trabalhar com este enfoque é entender que a empresa além de ser orientada para obtenção de resultados, ela também deve estar atenta e preocupada com os seres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (5.1 Mb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com