TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corpo Caloso Questionário

Por:   •  16/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Corpo caloso é uma estrutura cerebral de aproximadamente 200 milhoes de fibras nervosas, que fazem a conexão entre o hemisfério direito e o esquerdo, atuando na interpretação de informações dos sentidos e nas informações mentais. Ao terem o cérebro “dividido”, os animais não apresentavam nenhuma mudança, porem ao realizar um experimento com um gato, tampando o lado direito do seu olho para aprender o caminho de um labirinto para caçar alimento e depois de ter aprendido esse estimulo, tapar o olho esquerdo, o gato apresentava não saber nada sobre o caminho ensinado, assim, teve que reaprender o percurso novamente.

  1. “Se a informação que circula entre as duas metades do seu cérebro fosse interrompida, o lado direito do seu corpo se tornaria subitamente incapaz de se coordenar com o esquerdo?”, “Se a linguagem é coordenada pelo lado esquerdo do cérebro, como sua habilidade de falar e compreender palavras, seria afetada por essa cirurgia?”, “Os processos de pensamento e raciocínio existem separadamente  nas duas metades?”, “Se o cérebro é, na verdade, dois cérebros separados, uma pessoa seria capaz de funcionar normalmente quando estes dois cérebros não são mais capazes de se comunicar?”, “Dado que recebemos impulsos sensoriais tanto da esquerda quanto da direita, como seriam afetados os sentidos da visão, audição e tato?”.
  1. Foram realizados 3 testes para verificar habilidades visuais, táteis e auditivas pós cirurgia de separação do corpo caloso. O primeiro consistia em testar as habilidades visuais, onde foi elaborada uma técnica que permitia o desenho de um objeto, uma palavra ou partes de uma palavra fossem transmitidas apenas para o campo visual do hemisfério cerebral direito ou esquerdo. O segundo teste para a estimulação tátil, um objeto poderia ser apalpado, mas não visto. Esse aparelho consistia num espelho com um espaço debaixo dele, por onde o sujeito poderia apalpar os objetos sem poder vê-los. Por ultimo, testando as habilidades auditivas, vários objetos conhecidos são colocados em uma sacola de pano e os pacientes são solicitados a encontrar os itens pelo tato, porem as duas metades do cérebro não são igualmente capazes de realizar essa tarefa.
  1. Quando se pedia para os pacientes soletrarem diversas palavras apalpando as letras com a mão esquerda, eles respondiam com muita facilidade, porem ao terminar esta atividade, não eram capazes de dizer à palavra que haviam acabado de soletrar.
  1. Ao ser apresentada a foto de uma mulher nua ao hemisfério direito, a paciente relata que não viu nada, pois o lado esquerdo que é responsável pela fala, ou seja, a mulher não conseguiu reproduzir verbalmente o que tinha visto, porem a visão eliciou uma resposta emocional similar (sorriso malicioso e risos) àquela produzida pelo hemisfério esquerdo.
  1. O hemisfério esquerdo é responsável pela fala, escrita, leitura, pensamento intelectual, verbal e analítico. Já o hemisfério direito, é responsável pelas atividades artísticas, raciocínio simbólico, percepção e processamento espacial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (33.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com