TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Critica livro: Nunca lhe prometi um jardim de rosas

Por:   •  5/11/2017  •  Resenha  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

CAMPUS SÃO JOSÉ DO RIO PARDO

Nome: Josiane Maria da Silva                Ra: C0283J-5

Curso: Graduação em Psicologia

Disciplina: Psicopatologia Especial                Orientador (a): Renata Elias

CRITICA AO LIVRO NUNCA LHE PROMETI UM JARDIM DE ROSAS

        O Livro Nunca Lhe Prometi Um Jardim de Rosa traz a história de Deborah uma adolescente de 16 anos, que descobre ser portadora de esquizofrenia e consequentemente sua internação em um hospital psiquiátrico.

        A autora elucida claramente o que é a esquizofrenia sendo um conjunto de transtornos complexos, onde que os indivíduos que o possui podem vir a apresentar alucinações, delírios e processos de pensamentos perturbados.  O sintoma que mais toma conta de Deborah é a alucinações apresentada em suas conversações com Yr.

        Os familiares de Deborah não há a compreensão de sua doença onde a mãe colocando que deve se enquadrar perante as outras meninas de mesma idade, o pai a protegendo excessivamente e o avó impondo sua religião no qual é judia fazendo a repudiar aqueles que não se enquadra nesta característica todos estes episódios podem ter contribuído para o aflorar da doença.

        Com a leitura do livro me fez notar como a esquizofrenia interfere no ser que a possui e como o terapeuta que realiza o acompanhamento faz o diferencial, podendo trazer este individuo para a vida novamente, para a vida fora das paredes de um hospital psiquiátrico. A maneira como a psicóloga conduz as sessões com Deborah, o seu acolhimento perante o seu sofrimento, a escutando, não tendo a postura das pessoas que ela estava acostumada a lidar, pode proporcionar que voltasse a vida novamente, possibilitando a sua volta de uma vida em sociedade com trabalho, estudo e também ao seu interessar pelo outro, o sexo oposto, trazendo ela a possibilidade da vivencia da adolescência.

O hospital psiquiátrico retratado no livro traz a alusão de um local perturbador, onde que as intervenções feitas aos indivíduos que ali estão são de estrema precariedade humana, noto claramente que a Reforma Psiquiátrica recorrente no Brasil se fez, mas que necessário trazendo esse indivíduo a ser um ser humano novamente, com vida própria. O livro proporciona ao leitor desmitificar a doença, olhar para o indivíduo que a possui como o ser humano além daquilo.

        

 

        Josiane Maria da Silva                                        Renata Elias[pic 1][pic 2]

                C0283J-5                                                 Orientador (a)

        

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com