TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Critérios de diagnóstico para esquizofrenia

Artigo: Critérios de diagnóstico para esquizofrenia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  286 Visualizações

O caráter crônico da doença evolui devido ao aparecimento de sintomas denominados de primeira ordem, de Kurt Schneider (1887 – 1967), envolvendo disfunções cognitivas e emocionais (delírios, alucinações auditivas, difusão do pensamento e vivências de influência na esfera corporal ou ideativa), somados, muitas vezes, aos de segunda ordem (perplexidade, alteração senso perceptiva, alteração no campo dos sentimentos, impulsos ou vontade, empobrecimento afetivo, e alteração do ânimo). Tais sintomas, especialmente os de primeira ordem, geram grande alteração na relação 'eu-mundo', e são marcados pela perda da intimidade e pelo pouco contato com o outro, o que gera o empobrecimento da sua rede social pessoal (Dalgalarrondo, 2008).

De qualquer modo, em uma perspectiva de psicopatologia sindrômica, citam-se os seguintes critérios diagnósticos para a esquizofrenia, em acordo com a Classificação Internacional de Doenças – 10a revisão: as distorções do pensamento e da percepção, os afetos inapropriados ou embotados, os comportamentos desorganizados e incompreensíveis, além de possíveis déficits cognitivos (Dalgalarrondo, 2008).

Sintoma positivos de Nathaniel

Alucinação auditiva

Comportamento bizarros

Ideias bizarras

Ideias delirantes

Produção linguística como neologismo e parafasia

Sintomas negativos de Nathaniel

Retração social

Diminuição da vontade e hipopragmatismo

Negligência quanto a si mesmo

Os sintomas paranoides são muito comuns, como ideias delirantes e alucinações de conteúdo persecutório, existe uma perda de contato com a realidade, o paciente psicótico vive fora da realidade.

Segundo Dalgalarrondo (2008) caracterizam-se por sintomas típicos como alucinações e delírios, pensamento desorganizado e comportamento claramente bizarro, como fala e risos imotivados.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com