TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura e importância da atividade profissional

Projeto de pesquisa: Cultura e importância da atividade profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.685 Palavras (11 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO PÁGINA

Introdução 02

A Cultura e a importância da ação do profissional 03

O poder de um grupo 05

Conclusão 07

Referências 08

INTRODUÇÃO

Este trabalho é resultado de algumas reflexões e uma análise crítica sobre o filme Tropa de Elite de 2007, com direção de José Padilha, tendo como foco os modos como se constitui a visão de mundo do principal personagem, mais especificamente no modo como se constroem sua identidade de grupo e sobre a guerra urbana que ocorre no Rio de Janeiro, onde traficantes e policiais se misturam criando uma cultura da violência e corrupção, que está solidamente imiscuída na sociedade. É possível observar diversas manifestações culturais, tanto em meio à favela no esquema do tráfico quanto em meio ao esquema do batalhão da polícia, as duas realidades mais evidenciadas no filme.

O Batalhão de Operações Especiais, BOPE, foi criado em 1978, no Rio de Janeiro, é uma tropa de elite da polícia, treinada especialmente para o combate em diversas situações e para o resgate de reféns, seu trabalho é baseado em estratégias e normas, em que os integrantes precisam interagir entre eles, para que o objetivo do grupo seja concluído com sucesso. O grupo possui uma experiência vasta, tanto individual quanto coletiva, trazendo para a sociedade e o cotidiano, a realidade de ambos os lados. Os dez mandamentos desse batalhão que busca essas habilidades nos integrantes e as aprimoram são: Agressividade controlada; Controle emocional; Disciplina consciente; Espírito de Corpo; Flexibilidade; Honestidade; Iniciativa; Lealdade; Liderança; Perseverança; e Versatilidade.

O filme relata contextos reais vividos pela população das favelas, onde moram pessoas desprovidas de Políticas Sociais necessárias para combater a exclusão sofrida pelos moradores, que tende a aumentar com o domínio das favelas por traficantes e milícias. Por um fim na violência, levar infraestruturas, garantir condições dignas de sobrevivência, enfim, fazer com que chegue até essas pessoas os Direitos Sociais que a maioria só ouve falar, mas que na prática esses direitos estão bem longe da sua realidade.

O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis. E estes são presentes no filme e os principais analisados foram: o conflito no ambiente familiar; conflito intergrupal, no qual se nota nas cenas em que ocorre o debate entre acadêmicos de direito que expõem seus pontos de vista em relação à força policial; o conflito intrapessoal, o que cada um de nós vive quando está perante motivações que são incompatíveis; na questão do confronto entre polícia e bandido; entre policiais corruptos e não corruptos; e na revolta da população para com a segurança pública.

A cultura é de extrema importância para todos os seres humanos, pois é a partir dela que são absorvidos os comportamentos para a sobrevivência tanto social quanto física. O ser humano está em contínua aprendizagem, desenvolvendo assim novas maneiras de agir e pensar diante das situações vivenciadas ao longo do tempo, sendo socializado conforme o meio cultural a qual pertence.

A mensagem passada pelo filme foi clara e objetiva, o grande empecilho é compreender que as atitudes e regras do BOPE, são necessárias em algumas situações, comparadas a outras são inadmissíveis, mas com a ajuda de outro profissional, talvez conseguissem manter a organização e controlar o caos.

Com base nas pesquisas realizadas, discussão e questionamento elaborado concordamos inteiramente com o Psicólogo Social Americano, Stanley Milgran (1974) que diz “a Psicologia Social deste século nos ensinou uma importante lição: usualmente não é o caráter de uma pessoa que determina como ela age, mas sim a situação na qual ela se encontra”.

A Cultura e a importância da ação do profissional

O homem, além de ser racional, age de uma forma bem diferente do animal, destacando a sua inteligência e a forma do seu comportamento, tem consciência e capacidade de analisar os seus atos, executar suas tarefas, planejar atividades e colocá-las em prática. Através das suas diferenças defronta-se com seu comportamento, pois o homem é um ser surpreendente, sua mudança é constante, seus hábitos, costumes, crenças e culturas. Os animais, considerados como seres irracionais, por mais que possamos pensar que eles são seres livres, realizam seus atos impelidos pelas suas sensações, pelos apetites e pelo instinto natural, para um fim de que ele mesmo ignora e cujas consequências não consegue nunca prever.

Apesar dos indivíduos possuírem um padrão cultural definido pela família, língua, costumes, valores, religiosidade, entre outros, a cultura é conhecimento, aprendizado e informação, que são transmitidos socialmente de forma escrita, verbal, visual, com base em experiências, observação e pesquisas, que sendo acumuladas nos faz entender a diversidade de comportamentos e pensamentos, a evolução e inovação auxiliam na mutação de um grupo ou indivíduo, humano ou não humano.

A maneira como cada um se comporta dentro de um grupo ou etnia é conduzido pelo tipo de cultura mantida de geração em geração, a conduta dos membros, na maioria, segue de acordo com o conhecimento repassado de pais para filhos, pois são os mais velhos que transmitem aos jovens o que aprenderam de seus ancestrais, no entanto isso pode ser considerado estranho, primitivo ou hodierno para alguns grupos sociais, o que é habitual em uma cultura pode ser totalmente repugnante em outra. Conforme Edward Tylor “cultura, é aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”, ou seja, a cultura não é transmitida biologicamente e sim socialmente. Nosso país possui diversas manifestações culturais, o mundo como um todo é cenário das mais variadas culturas, e essas diversidades estão sendo influenciadas e unificadas pelo processo de globalização e a padronização imposta pela indústria cultural.

O filme destaca a exclusão e o senso comum, a expressão cultural é claramente exposta na desigualdade social, nas gírias e códigos utilizados em vários grupos, nas normas e leis regidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com