TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCUSSÃO E PAPEL DA FORMAÇÃO PSICOLÓGICA

Projeto de pesquisa: DISCUSSÃO E PAPEL DA FORMAÇÃO PSICOLÓGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.297 Palavras (18 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 18

DISLEXIA E O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO

SÃO PAULO

2013

GIRCILEY SANTOS ARAUJO

DISLEXIA E O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO

Monografia apresentada, como exigência parcial para a obtenção do grau de Pós-Graduação em Psicopedagogia, na Faculdade Anhanguera de Pirituba-SP, sob a orientação do Coord. Ivan Consolino.

SÃO PAULO

2013

AGRADECIMENTOS

Aos familiares, por todo amor e carinho.

Aos amigos, pelo apoio e compreensão.

Aos professores, pelo conhecimento e dedicação.

A todos que, direta ou indiretamente contribuíram, para a realização deste trabalho.

RESUMO

ARAUJO, Girciley Santos, A dislexia e o papel do psicopedagogo, 2013. 20 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia, turno noturno, da Faculdade Anhanguera de Pirituba - SP.

O objetivo desta pesquisa é de apresentar a relevância de um psicopedagogo (a) no desenvolvimento de crianças com dislexia. Diante das dificuldades apresentadas o psicopedagogo irá intervir mediante suas possibilidades utilizando meios para auxiliar nas dificuldades de aprendizagem. Entende-se que o disléxico necessita de um cuidado diferenciado de outras crianças devido á sua dificuldade e com um especialista o educando poderá ter seu desenvolvimento aprimorado com a disponibilidade de um profissional que será inteiramente dedicado á esse aluno sendo que os professores ou até mesmo a família não tem. A importância de um psicopedagogo na vida de um educando é imprescindível, pois a criança necessita de cuidados diferenciados para a sua aprendizagem. Podemos entender melhor ao longo do trabalho quais são as dificuldades de um disléxico e a função de um profissional na área. Lembrando que poderá haver a necessidade de uma equipe multidisciplinar que permitirá comprovar uma evolução significativa do aluno através de estratégias que foram apresentadas para solucionar os desafios, além da motivação em compreender os conceitos da linguagem e perceber a sua utilidade para o cotidiano.

Palavras-chave: dislexia, psicopedagogo e aprendizagem

ABSTRACT

ARAUJO, Girciley Santos Dyslexia and the role of the educational psychologist, in 2013. 20 sheets. Conclusion Work Postgraduate Course in Educational Psychology, night shift, Faculty of Pirituba Anhanguera - SP.

The objective of this research is to present the relevance of a psychopedagogists (a) the development of children with dyslexia. Given the difficulties presented by the psychopedagogists will intervene using its possibilities means to assist in learning difficulties. It is understood that the dyslexic needs a special care of other children due to its difficulty and the student with an expert could have enhanced its development with the availability of a professional who will be entirely dedicated to the student being teachers or even family does not have. The importance of a psychopedagogists in the life of a student is essential, since the child needs special care for their learning. We can better understand the course of the work which are the difficulties of a dyslexic and function of a professional in the area. Remember that there may be the need for a multidisciplinary team which will demonstrate the significant development of the student through strategies that have been presented to resolve the challenges, and the motivation to understand the concepts of language and realize its usefulness for everyday.

Keywords: dyslexia, learning and psychopedagogists

SUMÁRIO

Introdução 07

Capítulo 1 – Dislexia 09

Capítulo 2 – Os problemas causados na aprendizagem 11

Capítulo 3 – O papel do psicopedagogo 13

Considerações Finais 16

Referências Bibliográficas 18

INTRODUÇÃO

A dislexia é uma dificuldade que se verifica na aprendizagem no momento da leitura de ordem neurológica. No que diz respeito á soletração e decodificação das palavras. Não é uma doença é um distúrbio na maioria das vezes hereditário e que causa prejuízos no ambiente escolar. Existem sinais que indicam essa deficiência os quais também existem situações que devem ser desconsideradas como causas orgânicas, causas psicológicas ou emocionais, causas pedagógicas como um ensino inadequado e causas socioculturais e até mesmo, a falta de maturidade para a aprendizagem e incapacidade de aprendizagem em todos os sentidos.

A dislexia também pode aparecer em uma criança saudável, inteligente, com estímulos sócios culturais adequados e sem problemas de ordem sensorial ou emocional e apresenta tem uma dificuldade acima do comum em aprender a ler. Como já foi dito sendo hereditária ou genética é conhecida como um transtorno neurofuncional, ou seja, o cérebro humano funciona por intermédio da ativação integrada e ao mesmo tempo das variadas redes neuronais para decodificar as informações, sendo neste caso, as letras do alfabeto. Quando isso não ocorre, verifica-se que ocorre uma confusão no caminho das informações que impede o processo de decodificação das letras, e posteriormente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com