TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM: DISLEXIA

Trabalho Universitário: DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM: DISLEXIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 4

O filme conta a história de uma criança (Ishan) que sofre com dislexia e não é compreendida em casa e nem na escola, pois o pai acredita que o menino é apenas um preguiçoso e indisciplinado, comportando-se severamente com a criança; na escola ele é tratado como aluno desinteressado por não conseguir ler e escrever corretamente, pois repetia os mesmos “erros”, passando a ser castigado e com isso passa a ser motivo de graça para os colegas. O pai de Ishan decidiu transferi-lo para um colégio interno e isso soa para o menino como um castigo, assim a vontade de aprender só regrediu. No entanto, essa nova escola não foi diferente da anterior, pois maltratava o aluno fisicamente, psicologicamente, emocionalmente até o momento em que chegou um professor-substituto de artes; Ran Shankar, logo que conhece Ishan, percebe que ele sofre de dislexia e decide ajudá-lo; e como esse não era um problema desconhecido por ele, soube perfeitamente como tirar essa criança do abismo em que se encontrava: ensinou-o a ler e escrever com métodos simples e criativos, e a partir daí o garoto passou a superar a opressão familiar e suas próprias limitações.

Infelizmente, a dislexia ainda é um problema atual, pois muitas vezes passa despercebida. O portador de dislexia é plenamente capaz de desempenhar diversas habilidades exigidas por múltiplas atividades, porém é necessário um trabalho diferenciado e multidisciplinar, bem como a cooperação dos familiares, amigos e professores para que esse indivíduo seja incluso, pois essa dificuldade não pode aprisioná-lo como estava o garoto do filme.

A família do protagonista tinha uma rotina comum: o pai estava muito ausente por causa do trabalho, a mãe era responsável pelas tarefas da casa e cuidar dos filhos, e por não saberem o problema do filho se estressavam e se decepcionavam com o comportamento dele; eles amavam o filho, mas não sabiam lidar com ele. De acordo com Sally Shaywitz (2006), a dislexia atinge uma em cada cinco crianças, portanto, é fundamental a atenção dos pais no momento de identificar os sinais que indicam que uma criança apresenta algum tipo de dificuldade de aprendizagem, e não que seja preguiçosa, pouco inteligente ou mal comportada, e busque ajuda profissional. A família é o lugar onde o indivíduo aprende a perceber o mundo, a se situar nele e a ter referências de proteção, afeto, pertencimento e de valores.

A escola de Ishan era conservadora e ignorante ao modo de não reconhecer que todas as crianças apresentam alguma dificuldade de aprendizagem, mas que são diferentes umas das outras. A escola deve ser um lugar de aprendizagem de fato e de direito, o desafio é que os estabelecimentos de ensino eliminem barreiras pedagógicas, para tanto, devem adotar práticas de ensino adequadas às diferenças dos alunos, oferecendo alternativas que contemplem a diversidade, como enfatiza os PCN’S (1997), do direito dos educandos de aprenderem de acordo com as fases do desenvolvimento, levando em consideração seus conhecimentos prévios, dando ênfase à intervenção pedagógica ajustando-se ao que os alunos conseguem realizar em cada momento de sua aprendizagem.

Sobre as relações interpessoais, o filme mostra que o garoto tem dificuldades em se expressar e relacionar com as outras crianças e professores, ele se sente menosprezado, em conflito consigo mesmo, não consegue interagir e enfrentar suas dificuldades por não ter apoio e segurança. De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com