TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Diminuir as Dificuldades de Aprendizagem Causadas Pela Dislexia

Por:   •  22/1/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5

2016

1- INFORMAÇÕES GERAIS:

Nome do Projeto: “Como diminuir as dificuldades de aprendizagem causadas pela Dislexia”.

Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Período: No decorrer do ano letivo.

Justificativa:

As discussões a respeito da natureza do processo de aquisição da linguagem pela criança dividem psicólogos e linguistas: para uns o processo acontece “naturalmente” de forma biológica, e para outros o fenômeno é “cultural”, ou seja, é aprendido.

Independente da natureza da aquisição da linguagem, ela se desenvolve em todas as crianças normais, obedecendo à sequência cronológicas semelhantes, embora possa haver variabilidade. Normalmente inicia-se a partir das primeiras semanas de vida de um bebê e quando a crianças se encontra em condições normais, nos sentidos biológicos e sociais, a aquisição da linguagem se completa aos 10-12 anos de idade, e a idade de 13-14 anos é chamada de período crítico, que limita a possibilidade de surgimento e desenvolvimento da linguagem.

Por outro lado, existem os problemas na aquisição da linguagem que podem impossibilitar crianças de se comunicarem. Os problemas que podem levar a não comunicação ou a dificuldade na linguagem são inúmeros. Existem os problemas que estão relacionados a lesões no cérebro, exemplos: patologias (tais como: esquizofrenia, deficiências cognitivas, deficiências anatômicas e fisiológicas), afasias (ex: afasias de Broca e afasias de Wernicke), anomia, alexia, afemia. E há aqueles problemas que não estão ligados a lesões, exemplos: disfasia e dislexia.

Uma criança dislexia possui as seguintes características: Dificuldade para ler; Independe do grau de instrução, da inteligência ou das oportunidades socioculturais; do indivíduo; Pode ter condicionamentos genéticos. A linguagem é fundamental para o sucesso escolar. Ela está presente em todas as disciplinas e todos os professores são potencialmente professores de linguagem, porque utilizam a língua materna como instrumento de transmissão de informações. Muitas vezes uma dificuldade no ensino da matemática está relacionada à compreensão do enunciado do que ao processo operatório da solução do problema. Os disléxicos, em geral, sofrem com a discalculia (dificuldade de calcular) porque encontram dificuldade de compreender os enunciados das questões. A dislexia é pouco diagnostica pelos pais, por isso cabe ao educador identificá-la.

Este projeto tem como justificativa identificar alunos disléxicos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Quando não se diagnostica a dislexia, ainda na educação infantil, os distúrbios de letras podem levar crianças no ensino fundamental, a apresentar perturbações de ordem emocional, afetiva e linguística.

Ainda não se conhece a cura para a dislexia. Mas, sabe-se que o tratamento da dislexia é um processo longo e que demanda persistência. Para isso buscaremos alternativas para diminuir os sintomas e evitar prejuízos escolares e sociais.

2- METODOLOGIA

Para a execução deste projeto, empregaremos a seguinte metodologia:

- Pesquisa bibliográfica sobre a “Dislexia”, por parte dos professores regentes e dos alunos.

- Identificação dos alunos que possam ter Dislexia, por meio de observação de atividades em sala de aula (na hora da realização de atividades, leitura e escrita, etc).

- Reunião com os pais dos alunos identificados para conversa sobre o tema e encaminhamento para psicólogos e psicopedagogos para que se possa confirmar a síndrome.

- Criação de uma sala de apoio multidisciplinar, com uma professora com formação em Educação Especial, para os alunos com casos da síndrome da Dislexia confirmados em horário oposto as aulas normais.

- Usar a metodologia panlexia, que trabalha a relação entre letra e som.

- Utilizar também o método fônico de alfabetização com bocas para ensinar a alunos disléxicos.

- A equipe gestora deve apoiar o professor no trabalho com esses alunos, prevendo mais tempo de atenção a eles no planejamento pedagógico.

- Os professores da sala multidisciplinar devem estar sempre em contato com os professores das turmas de aula normal destes alunos para avaliar a melhora dos mesmos.

- Uso frequente de material concreto: relógio digital, calculadora, gravador, material dourado.

- Confecção do próprio material para alfabetização, realizar desenhos, montar uma cartilha que possa auxiliá-los na sala de aula.

- Leitura de textos em voz. A criança deve ser encorajada. Sua própria voz é de muita ajuda para melhorar a memória;

- Realização de atividades, como: “Circule apenas onde estiver a letra “B”. Que trabalhem as diferenças entre letras como “P e B”, “T e D”, “F e V”, entre outras que a professora achar adequadas.

- Trabalhar os fonemas.

- Atividades no computador.

- Realizar uma prova de acordo com a faixa etária de cada criança para observar suas melhoras e conquistas.

3- CRONOGRAMA

FEVEREIRO E MARÇO

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com