TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DROGAS DEPRESSÓRIOS

Projeto de pesquisa: DROGAS DEPRESSÓRIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar a questão das DROGAS DEPRESSORAS. Para a realização foi realizada pesquisas na internet e livros sobre o assunto, e levantamento de dados estatiscos, e visitação de lugares que acolhem essa demanda de usuários.

As drogas são todos os tipos de substancias que ao entrarem em contato com o Sistema Nervoso Central (SNC) causa modificações comportamentais, cognitivas, humor, e que podem de alguma maneira causar a dependência desta substancia. Ela pode ser sintética – fabricadas em laboratórios ou natural – obtidas através de plantas, animais ou vegetais, e são classificadas também como drogas licitas e drogas ilícitas (COSTA, [S.d]).

Segundo Dantas ([S.d]), as drogas lícitas são aquelas que são legalizadas pela legislação, aceitas pela sociedade e comercializada normalmente como o Álcool, o Tabaco, e também os remédios moderadores de apetites e os que diminuem a ansiedade. Já as ilícitas são aquelas que perante a legislação é ilegal e seu porte e venda é crime, podendo ser julgado à prisão, sendo assim a sociedade também é contra o uso/vendas destas, neste contexto encontra-se a maconha, cocaína, crack, heroína, entre outras - tanto o uso, quanta a plantação e venda é contra a legislação brasileira.

Chaloult dividiu em três tipos as drogas, sendo elas as psicotrópicas, sendo elas as estimulantes – no caso da anfetamina, cocaína, e nicotina, que por sua vez aumenta a atividade do cérebro, deixando o individuo ligado, encorajado, mais “à vontade”; e por fim as perturbadoras – maconha, cogumelo, LSD 25, cacto, que distorcem o bom funcionamento do cérebro e faz com que o usuário enxergue como em seus sonhos, de maneira perturbada e distorcida; e as depressoras – como o álcool, os inalantes e os opiácios, que diminuem a atividade do cérebro, fazendo com que os adolescentes fiquem desatentos, desligados e mais lentos (IMESC, [S.d]), a qual iremos aprofundar os estudos neste trabalho, mostrando quais são e como reagem no organismo, processos diagnósticos e possíveis tratamentos eficazes, assim como politicas publicas e locais que auxiliam na recuperação e enfrentamento dos indivíduos que se encontram na fase do vicio, ou entrando nesta.

DROGAS DEPRESSORAS

As Drogas Depressores do Sistema Nervoso Central são as capazes de lentificar ou diminuir a atividade do cérebro, estas também possui propriedades analgésicas, ou seja, pessoas que fazem o uso destas substancias, quando sob efeito se encontram lerdas, com alteração da consciência e atenção, como sonolentas, desatenta e desconcentrada (NEAD, [S.d]).

São consideradas drogas depressoras: Inalantes e Solventes, Barbitúrico, Ansiolítico e Opiáceos, assim como o Álcool, porem o mesmo é uma droga licita, onde sua comercialização é liberada pela legislação e seu ambiente de recuperação tem mais facilidade de ser encontrado, em relação às demais drogas (IMESC, [S.d]).

SOLVENTES E INALANTES

Solventes: É a substancia que é, geralmente, utilizada para dissolver coisas, um produto de com risco de causar incêndio dependendo da maneira com que é manipulada, e também volátil, ou seja, que tem evaporação rápida podendo ser inalada.

Inalantes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com