TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De Acordo Com Os Conceitos E Definições Apresentados Na Disciplina De Estatística E Indicadores Sociais, Desenvolver Uma Análise Descritiva:

Exames: De Acordo Com Os Conceitos E Definições Apresentados Na Disciplina De Estatística E Indicadores Sociais, Desenvolver Uma Análise Descritiva:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  1.145 Visualizações

Página 1 de 3

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O método de abordagem utilizado na pesquisa é o Dialético, sendo um método que busca a verdade, por meio de informação adequada, de perguntas e respostas, sendo que tudo se relaciona nada acontece isoladamente. O objetivo da dialética é encontrar sempre caminhos de se transformar, desenvolver o fim de um processo é sempre o começo de outro, ou seja, tudo se transforma nada continua a ser igual. Diante disto podemos perceber então, que a eficácia do Serviço Social está em constante modificação.

Nesta pesquisa o método Dialético nos possibilitará melhor compreensão e entendimento, nos facilitará e a identificar a atuação da prática profissional do Assistente Social, relacionada com o âmbito escolar, envolvendo educadores e famílias. Sendo assim a inserção do Serviço Social na escola constitui, portanto, decisão política de fortalecimento das políticas publica educacionais.

O método histórico é usado, porque consiste em investigar sempre na linha coerente, descrevendo os acontecimentos históricos ocorridos desde o principio, por meio da reconstrução artificial e formal dos fatos e fenômenos do passado, este método busca construir uma estratégia para conseguir estabelecer o processo de continuidade e de entrelaçamento entre os fenômenos, registradando as formas atuais da vida social, as instituições os costumes e tradições, que são originalmente enraigada ao passado, com isso se torma importante pesquisar suas origens, para relacionar acontecimentos da sociedade em sua trajetória nos dias atuais.

Então este método será de suma importância para compreendermos o contexto histórico, observando avanços e retrocessos na atuação do Assistente Social na área educacional no municipio de Rio Branco.

Já o método monográfico consiste no estudo de determinados indivíduos, profissões, instituições, condições, grupos ou comunidades, com a finalidade de obter generalizações.

Entretanto, a pesquisa monográfica consiste em respeitar a totalidade solidária dos grupos, em estudo. Sendo assim, este método nos ajudará a compreendermos as especificidades e particularidades do Serviço Social inserido no âmbito educacional.

Quanto às técnicas de coletas de dados a serem utilizadas na pesquisa, podemos destacar:

•Questionário pergunta fechada;

•Pesquisa bibliográfica;

• Pesquisa de campo.

O condutor da reunião deverá entender que toda reunião começa muito antes de entrar em uma sala reservada. É fundamental os reais estudos e motivos daquela reunião com antecedência. Tendo índices, informações sobre o problema em potencial.

É comum que nas primeiras reuniões tenha em mente uma proposta, mas, a finalidade não consiga ser alcançadas sendo necessárias novas reuniões de acompanhamento. O motivo de encontro deve estar definido anteriormente e ser do conhecimento de todos os envolvidos.

Uma lista com os tópicos a serem discutidos é de suma importância para que o foco seja mantido. Geralmente é uma reunião que tem como objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com