TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição da memória

Artigo: Descrição da memória. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Artigo  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

MEMORIAL DESCRITIVO

RESPONSÁVEL TÉCNICO

1.0 – OBJETIVO

O presente memorial descritivo de construção civil tem por objetivo definir os materiais a serem empregados na obra, assim como também orientar sobre o correto uso dos mesmos. Esta obra constitui uma ampliação residencial na Rua Duque de Caxias de propriedade de Carlos Alberto Alves dos Santos.

- GENERALIDADES:

Em caso de divergência entre estas especificações e o Projeto Gráfico, deverá se consultar o

Responsável Técnico. Nenhuma modificação poderá ser feita no Projeto ou durante a execução deste, sem o consentimento escrito e assinado do Responsável Técnico.

2.0 – ESPECIFICAÇÕES:

Os serviços e obras deverão ser executados em rigorosa observância com o projeto e memoriais descritivos componentes e específicos.

Concluída a obra, o executor deverá fornecer a Prefeitura Municipal desenhos atualizados de qualquer elemento que tenha sofrido modificações durante a execução (quetenham sido autorizadas pelo responsável técnico).

3.0 – NORMAS TÉCNICAS:

A execução de todos os serviços que compõem a obra objeto deverá obedecer as Normas da

ABNT em vigor, inclusive às das Concessionárias locais.

Ficará a critério da fiscalização impugnar qualquer serviço que não satisfaça ao estabelecido neste.

4.0 – LOCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA OBRA:

A obra deverá ser locada com extremo rigor, os esquadros conferidos a trena e as medidas tomadas em nível.

As paredes deverão ser locadas pelos seus eixos, a fim de compensar as diferenças entre as medidas reais dos tijolos e aquelas consignadas em planta.

5.0 – INSTALAÇÕES E PROTEÇÕES:

Ficarão a cargo do executor todas as providências correspondentes às instalações provisórias, como andaimes, tapumes de proteção de obra, instalação da obra, instalações provisórias, galpão e placas.

6.0- INFRAESTRUTURA:

As fundações serão realizadas com o uso de sapatas corridas em concreto ciclópico, com fck mínimo de 20MPa, sendo executado uma alvenaria de regularização das alturas sobre o mesmo e uma cinta de fundação em concreto armado, fck mínimo de 20MPa.

7.0- SUPRA-ESTRUTURA:

7.1- PILARES:

Os pilares serão em concreto, nas dimensões especificadas no projeto, armados com aço CA50- 4 Ø 3/8” – (10mm) e estribos com aço CA60 - 4 Ø 4,2 mm a cada 15cm. O traço do concreto será de (1:2;3,5)

7.2- VIGAS DE RESPALDO:

As vigas de respaldo da alvenaria serão em concreto nas dimensões (15x25)cm, armadas com CA50 - 2 Ø 3/8” (10mm) no banzo superior CA50 – 3 Ø 3/8” (10mm) no banzo inferior da armadura e estribos com aço CA60 – “4,2 mm a cada 15cm. O traço do concreto será de (1:2:3.5).

7.3- ALVENARIAS

As paredes em alvenaria serão executadas com tijolos 6 furos assentados deitados, totalizando ao final uma largura mínima de 15 cm, (exceto tijolos de 6 furos assentados de cutelo, ou 4 furos com largura inferior a 11,5 cm), sendo os tijolos assentados com argamassa cimento e areia média grossa no traço (1:2:6) com aditivo alvenarite ou cal. As juntas dos tijolos deverão ser uniformes e nunca superiores a 15mm. Antes do assentamento da alvenaria, os tijolos deverão ser uniformemente molhados, para evitar que os mesmos retirem umidade da argamassa de assentamento. O pé direito será de 2,70 metros. Deverão obrigatoriamente ser executadas vergas e contra-vergas de concreto nas janelas e vergas de concreto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com