TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Da Personalidade

Artigos Científicos: Desenvolvimento Da Personalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A personalidade é um conjunto de características ou traços que diferencia os indivíduos. É uma organização dinâmica dos aspectos cognitivos, afetivos, fisiológicos e morfológicos de uma pessoa, que resulta num padrão de comportamento persistente, que determina seu funcionamento em todos os contextos de sua vida: o modo como percebe as situações, como pensa a respeito de sai mesmo e do mundo, e como se relaciona com os outros.

Uma vez que a personalidade determina a ação de um indivíduo, ao conhecê-la, podemos prever o que ele fará diante de uma situação.

Desenvolvimento

Como a personalidade se desenvolve?

Em primeiro lugar, há a concepção de que o ser humano é “biopsicossocial”, ou seja, toda sua dinâmica é composta pela influência dessas três esferas. A origem do comportamento humano, e consequentemente, da personalidade, segue essas vertentes: de um lado, estão as características genéticas e fisiológicas, e de outro, suas experiências e relações com o mundo.

Dessa forma, o ser humano não pode ser considerado como um produto exclusivo de seu meio, tal como um aglomerado dos reflexos condicionados pela cultura que o rodeia e despido de qualquer elo mais nobre de sentimentos e vontade própria. Não pode, tampouco, ser considerado um punhado de genes, resultando numa máquina programada a agir desta ou daquela maneira, conforme teriam agido exatamente os seus ascendentes biológicos.

Qual o papel da família no desenvolvimento da personalidade de uma criança?

É a partir da relação com seus pais que a criança aprende conceitos a respeito de si mesmo e do mundo a sua volta. Por exemplo, uma criança, cuja família a estimula e encoraja a encarar os desafios de seu desenvolvimento (como andar, falar, ir à escola), terá maiores subsídios para construir uma personalidade com maior auto-estima e a lidar, de forma mais madura e adequada, com os desafios e frustrações que surgirão ao longo de toda a sua vida.

Outro exemplo é o da criança cujos pais são superprotetores. Ao não permitirem que os filhos brinquem num parque por temerem que este se machuque, ao não deixá-los ir à casa de um amiguinho por acharem que não será cuidado adequadamente, e ao evitarem expô-los às situações normais do desenvolvimento infantil, faz com que a criança aprenda conceitos de que viver é um risco, e que pode sofrer danos em muitas situações. Dessa forma, é provável que uma personalidade com traços ansiosos e de medo seja desenvolvida, se houver pré-disposição biológica para isso.

O que podemos concluir sobre a personalidade?

A personalidade é o modo de ser do indivíduo, a tendência de ser de uma determinada forma de acordo com sua herança genética, sua história pessoal e suas crenças. Este modo de ser do indivíduo, a sua forma, é preenchida com o seu conteúdo, que lhe dá a unidade da personalidade com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com