TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas de desenvolvimento e características de personalidade

Abstract: Etapas de desenvolvimento e características de personalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Abstract  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

Em tudo isso, estamos melancolicamente atrasados. Dizem que nossa economia floresce, mas a cultura, senhores, que inclui a educação (ou vice-versa, como queiram...), anda mirrada e murcha. Mais uma vez, corrigir isso pode ser muito simples. Basta vontade real. Infelizmente, isso depende dos políticos, depende dos governos. Depende de cada um de nós, que os escolhemos e sustentamos.

Lya Luft é escritora

Disponível em http://veja.abril.com.br/230507/ponto_de_vista.shtml

Acesso em 13 de junho de 2013

Leitura dirigida:

A partir do texto identifique e compare as fases do desenvolvimento e as características de personalidade citadas pela autora.

QUESTÃO

Na formação e estruturação da personalidade de um indivíduo, deve ser levado em conta que a(s)

I. personalidade, em sua formação, depende exclusivamente de fatores ambientais.

II. disposições herdadas têm pouca atuação na formação e estruturação da personalidade de um indivíduo.

III. dimensão estrutural e histórica da personalidade contribui para a sua constituição como tal.

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que

a) apenas o item I está correto.

b) apenas os itens I e II estão corretos.

c) apenas o item III está correto.

d) todos os itens estão corretos.

CONSULPLAN - 2012 - TSE - Analista Judiciário - Psicologia

Atenção! A imagem do texto está no arquivo anexado.

Ponto de vista: Lya Luft

A educação possível

"A educação benevolente e frouxa que hoje predomina nas casas e escolas é mais nociva do que uma sala de aula com teto e chão furados e livros aos frangalhos"

Educação é algo bem mais amplo do que escola. Começa em casa, onde precisam ser dadas as primeiras informações sobre o mundo (com criança também se conversa!), noções de postura e compostura, respeito, limites. Continua na vida pública, nem sempre um espetáculo muito edificante, na qual vemos políticos concedendo-se um bom aumento em cima dos seus já polpudos ganhos, enquanto professores recebem salários escrachadamente humilhantes, e artistas fazendo propaganda de bebida num momento em que médicos, pais e responsáveis lutam com a dependência química de milhares de jovens. Quem é público, mesmo que não queira, é modelo: artistas, líderes, autoridades. Não precisa ser hipócrita nem bancar o santarrão, mas precisa ter consciência de que seus atos repercutem, e muito.

Atômica Studio

Estamos tristemente carentes de bons modelos, e o sucesso da visita do papa também fala disso: além do fator religião, milhares foram em busca de uma figura paternal admirável, que lhes desse esperança de que retidão, dignidade, incorruptibilidade, ainda existem.

Mas vamos à educação nas escolas: o que é educar? Como deveria ser uma boa escola? Como se forma e se mantém um professor eficiente, como se preparam crianças e adolescentes para este mundo competitivo onde todos têm direito de construir sua vida e desenvolver sua personalidade?

É bem mais simples do que todas as teorias confusas e projetos inúteis que se nos apresentam. Não sou contra colocarem um computador em cada sala de aula neste reino das utopias, desde que, muito mais e acima disso, saibamos ensinar aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com