TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina E Motivação

Casos: Disciplina E Motivação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 9

Memorial do módulo 4

Relações Interpessoais: abordagem psicológica, de Regina Lúcia Sucupira Pedroza.

Começamos este módulo no dia 21/02/13 e terminamos no dia 14/03/13.

Foi muito legal estudar esse módulo, pois, trouxe o conhecimento da psicologia como ela atua no nosso cotidiano.

Unidade 1: A relação da psicologia com a educação.

A relação da psicologia com a educação.

A psicologia como área do conhecimento.

Psicologia

Estudo que objetiva a análise da vida humana mediante a visão do caráter e da consciência do indivíduo, que são para ela, partes da personalidade dos homens, ou seja, aquilo que diferencia uns dos outros, como os diversos modos de vida que adotam sem a escolha dos outros.

É importante frisarmos que utilizamos a psicologia em nosso cotidiano, por exemplo, na educação dos filhos, em uma conversa com um amigo ou quando queremos convencer alguém de alguma coisa. Dessa forma, podemos dizer que todos nós utilizamos o conhecimento acumulado pela psicologia. A psicologia nos permite evitar nossos próprios erros e a lidar melhor com as pessoas que nos cerca.

A psicologia passou a ser considerada como ciência em 1879.

Costuma-se atribuir essa data como o seu início, pois foi quando se começou a desenvolver os primeiros laboratórios experimentais de pesquisa em psicologia na Europa, principalmente na Alemanha. Assim, encontramos nos livros de psicologia essa data como referência ao surgimento dessa ciência.

Até então, ela era considerada um ramo da filosofia. A forma experimental a partir do método científico.

Vamos pensar um pouco sobre o conhecimento humano. Vários são os caminhos e tentativas para as indagações acerca do começo do mundo, da nossa origem, de onde viemos e para onde vamos.

Polêmicas da psicologia

Aspectos internos, como aos sentimentos e desejos, quanto às suas manifestações comportamentais.

A superação desse problema da fragmentação está na busca de uma visão critica de ciência que leva a uma psicologia que conceba o homem como ser concreto e multideterminado.

Contribuição dos Teóricos.

Psicologia cientista, assegurando uma conexão com outras disciplinas, em um contexto de interdisciplinaridade.. Suas teorias permitem que o homem moderno possa compreender a si mesmo, pois suas concepções teóricas levam ao conhecimento da criança e do adulto.

Com essas teorias podemos concluir que:

• As relações entre o homem e o meio em que ele vive estão sempre se enriquecendo pelo fato de o meio não ser constante.

• Ao transformar suas condições de vida, o homem transforma-se a si próprio.

• A saída para o impasse da dualidade entre o ser biológico e o social é o método materialista dialético.

• O homem é um ser biológico, psicológico e social que se desenvolve na natureza.

• A dialética dá à psicologia o seu equilíbrio e a sua significação ao mostrar simultaneamente ser uma ciência da natureza e uma ciência do homem.

É importante destacar:

A responsabilidade da escola para com o aluno, ressaltando a necessidade do interesse que o educador deve ter pela vida do aluno como um todo, fazendo com que a escola passe a ter sentido na vida dele.

Pratique pg. 19 e 26

Você já respondeu a algum teste de psicologia?

R: Não.

Procure saber com os professores na sua escola se eles aplicam algum tipo de teste em seus alunos.

R: Não, mais em vários momentos na sala de aula, recorremos ao conhecimento da psicologia, com intuito de tentar compreender os cocomportamentos, atitudes e pensamentos dos nossos educandos.

Pergunte, também, o que eles acham dos testes e se eles realmente medem aquilo que se propõem.

R: Quando os testes são feitos por profissionais da área acredito que possam sim medir o que se propõe.

Qual a diferença entre senso comum e conhecimento científico.

R: Senso comum, segundo o dicionário significa, avaliação ou julgamento de ideias ou situações com base em formulações relativamente simples, ingênuas, e muitas vezes até preconceituosas, resultantes da experiência direta (experiência da vida) das pessoas comuns.

O senso comum, ou conhecimento vulgar, correspondem basicamente aos conhecimentos que adquirimos aos conhecimentos do nosso dia – dia.

Conhecimento cientifica preza pela apuração e constatação. Busca por leis e sistemas, no intuito de explicar de modo racional aquilo que se está observando. Não se contenta com explicações sem provas concretas.

Entrevistar uma pedagoga: como os conhecimentos de psicologia ajudam no cotidiano como educadora.

R: A pedagoga e diretora Rosilda da minha escola disse que, auxilia muito, na compreensão e mediação dos problemas cotidianos, na relação com os alunos, e toda a comunidade escolar. O profissional passa a compreender melhor as necessidades e as dificuldades da criança em relação ao desenvolvimento como um todo.

Unidade 2: A psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.

Pense um pouco sobre essa relação entre desenvolvimento e aprendizagem. Como você acha que eles se relacionam, ou não se relacionam?

R: Se relacionam, porque as duas caminham juntas; é uma relação de reciprocidade; o aluno só se desenvolve quando aprende.

Para Vigotski, aprendizado e desenvolvimento estão inter- relacionados desde o primeiro dia de vida da criança, portanto, muito antes de ela frequentar a escola.

De exemplos que possam ilustrar os dois níveis de desenvolvimento?

• 1- Nível do Desenvolvimento Real: se refere às conquistas já efetivadas pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com