TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discuta Os métodos Desenvolvidos Para O Mapeamento Das Funções Celebrais. CAP 3

Dissertações: Discuta Os métodos Desenvolvidos Para O Mapeamento Das Funções Celebrais. CAP 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 3

1) O que é possível aprender com o estudo da história da psicologia?

É possível aprender a reconhecer as relações entre as idéias, as técnicas e os esforços de pesquisa, além de nos permitir compreender a nossa própria história.

2) Porque os psicólogos alegam que a relação é uma das disciplinas acadêmicas mais antigas e ao mesmo tempo mais modernas? Explique por que a psicologia moderna é um produto tanto do pensamento do século XIX como do século XX.

Os psicólogos retomam a origem da psicologia há mais de 2 mil anos na Grécia antiga com a filosofia, quando já trabalhavam com questões atuais, e ao mesmo tempo a psicologia se torna independente e fundamentalmente cientifica há 200 anos na Alemanha. Como ciência a psicologia só foi fundada em 1876, por Wilhelm Wndt. Essa psicologia experimental de Wundt e do século XIX abriu espaço para o surgimento de outras psicologias já no século XX.

3) O que diferencia os dados históricos dos dados científicos? Exemplifiquem de maneira os dados históricos podem ser entendidos?

A diferença entre eles é a metodologia utilizada para a coleta de dados. Os dados científicos podem ser reconstruídos ou repetidos, já os dados históricos não podem ser reconstruídos nem repetidos. Ex. da distorção: Os dados históricos podem sofrer distorções quando da tradução de uma língua para outra.

4) Como as forças contextuais influenciaram o desenvolvimento da psicologia moderna?

Com as forças contextuais abriram-se oportunidades econômicas para o investimento em pesquisas e oportunidades de trabalho. 5) Descreva os obstáculos enfrentados por mulheres, judeus, e negros em busca de uma carreira na psicologia, principalmente na primeira metade do século XX.

As mulheres eram excluídas e mesmo quando eram capacitadas recebiam salários inferiores aos dos homens. Era atribuído às mulheres apenas a função de vida doméstica. Homens e mulheres judeus foram vítimas de preconceito, os mesmos enfrentaram cotas de admissão em faculdades e cursos de pós-graduação, os judeus eram tidos como invasores. Diversas faculdades nem permitia que os negros morassem nos campus, eram segregados.

6) Como o processo de registro histórico de qualquer campo determina e acaba restringindo os trabalhos individuais que merecem destaque?

Dependendo do momento, quando o ambiente e mais favorável a um determinado conceito, outros são deixados de lado.

7) Descreva as diferenças entre as visões personalistas e naturalistas da historia cientifica. Explique em qual dessas abordagens são fundamentados os casos de descoberta simultânea.

O da teoria personalista concentra-se no fato de que o progresso e as mudanças na historia cientifica são causados pelas idéias de um único indivíduo. Na visão Naturalista o progresso e as mudanças na historia são atribuídas ao Zeitgeist, que torna a cultura receptiva a algumas idéias, mas não outras. Os casos de descoberta simultânea são encontrados na abordagem da teoria naturalista. 8) O que é Zeitgeist? Como afeta a evolução da ciência? Compare o desenvolvimento da ciência com a evolução da espécie viva.

È o ambiente intelectual e cultural ou espírito do período. Na ciência pode provocar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com