TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doença De Parkinson

Pesquisas Acadêmicas: Doença De Parkinson. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Paulista UNIP

A Doença de Parkinson

Neurofisiologia

Profª Christiana Strauss

Amanda Caroline R.A.: B8503B-8

Júlia Corrêa R.A.: B70877-8

Keila Cristina R.A.: B7103C-0

São José dos Campos

Setembro de 2014

Sumário

Introdução ................................................................................................................... 3

Doença de Parkinson ................................................................................................. 4

Sintomas .................................................................................................................... 5

Tratamentos ............................................................................................................... 8

Psicologia no tratamento ............................................................................................ 9

Conclusão ................................................................................................................. 10

Referências bibliográficas ........................................................................................ 11

Este trabalho tem como objetivo apresentar a doença de Parkinson, seus sintomas e tratamento.

1. Doença de Parkinson

A Doença de Parkinson foi assim denominada por ter sido inicialmente descrita por James Parkinson, em 1817. Trata-se de uma doença neurológica degenerativa progressiva, que se caracteriza por sintomas motores, não é uma doença fatal, nem contagiosa. Pode atingir homens e mulheres, geralmente, após os 50 anos, podendo haver precocemente aos 30 anos. É uma doença crônica e a evolução dos sintomas é usualmente lenta, mas é variável em cada caso.

A doença de Parkinson é a forma mais comum do parkinsonismo. O parkinsonismo refere-se a um grupo de doenças, as quais possuem os mesmo sintomas motores do mal de Parkinson, tendo como causa outras doenças ou por determinados medicamentos. Diz- se que o parkinsonismo é secundário naqueles casos em que uma causa pode ser identificada. Cerca de 75% de todas as formas de parkinsonismo correspondem à forma primária.

O desenvolvimento do mal de Parkinson se dá quando células de uma pequena área do cérebro, chamada de “substância negra” devido à sua pigmentação escura, começam a morrer progressivamente. Esses neurônios afetados são responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor, incumbido de transmitir informações às áreas cerebrais que comandam os movimentos. Como as células vão se degenerando, a quantidade normal de dopamina deixa de ser liberada afetando assim os mecanismos de controle motor do indivíduo. A causa dessa degeneração ainda é desconhecida.

2. Sintomas

Os primeiros sintomas tem início de modo quase imperceptível, fazendo com que o paciente não consiga identificar precisamente seu início. O primeiro sinal pode ser um ou mais dos seguintes:

 Sensação de cansaço ou mal-estar no fim do dia

 Caligrafia menos legível ou com tamanho diminuído

 Fala monótona e menos articulada

 Depressão ou isolamento sem motivo aparente

 Lapsos de memória, dificuldade de concentração e irritabilidade.

 Dores musculares, principalmente na região lombar.

 Um dos braços ou uma perna movimenta-se menos do que a do outro lado

 A expressão facial perde a espontaneidade

 Diminuições da frequência dos pisos movimentos tornam-se mais vagarosos, a pessoa permanece por mais tempo em uma mesma posição.

Manifestações motoras

As manifestações clínicas motoras se iniciam unilateralmente, sendo um quadro lento e gradual.

Tremor:

O tremor aparece em cerca de 70% dos pacientes como sintoma inicial, afetando principalmente as mãos, podendo ocorrer também nas pernas e queixo. Costuma ocorrer quando a pessoa encontra-se em repouso e relaxada, podendo piorar com ansiedade e cansaço e melhorar com movimentos, desaparecendo durante o sono.

Rigidez:

A rigidez muscular é uma resistência apresentada pelos músculos quando o corpo é colocado em movimento. Em condições normais para se realizar um movimento só é possível quando o músculo antagonista é inibido, na doença de Parkinson isso não ocorre, pois, comandos originados do cérebro vem alterado, fazendo com que haja a rigidez devido a uma tensão e contração dos músculos.

Bradicinesia e Acinesia

A Acinesia caracteriza-se pela redução da quantidade de movimentos e dificuldade em inicia-los, já a Bradicinesia é a redução da velocidade dos mesmos. A alteração dos reflexos posturais se manifesta pela dificuldade de manter o equilíbrio durante a marcha e, principalmente, pela dificuldade que o paciente tem em reequilibrar-se quando desestabilizado. A Bradicinesia além de motora é também mental, ou seja, há uma lentidão para pensar ou dar uma resposta verbal.

Manifestações não motoras

Além dos sintomas motores, outras manifestações podem estar associadas ao mal de Parkinson. Esses sintomas podem ou não aparecer, e sua intensidade também é variável. O tratamento é possível com medicação adequada, reduzindo o desconforto que é causado.

Depressão

Devida à redução de dopamina, há quadros de depressão em pacientes com mal de Parkinson,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com