TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Débora De Souza

Trabalho Escolar: Débora De Souza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  3.944 Palavras (16 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 16

Psicologia

Aluno ----------------------------------------Ra.

P.D.T.A

Reflexão

Santana de Parnaíba

Setembro 2013

UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO DE PSICOLOGIA

P.DT.A Reflexão

Pinóquio às avessas

Trabalho apresentado como requisito parcial à Disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Teorias

de Aprendizagem,Curso de Psicologia,da Unip. Profª.Mara Martins. 

Sumário

Introdução 3

Abordagem Tradicional 3

Abordagem Comportamental 7

Abordagem Humanista 10

Reflexão 14

Considerações Finais 16

Referencias Bibliográficas 17

Introdução

A disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem, nos mostra as várias abordagens na prática educacional. Aqui vamos fazer uma articulação entre as abordagens: Tradicional, Comportamental,Humanista e o texto de “Pinóquio as Avessas”.

A abordagem Tradicional trata-se de uma concepção e uma prática educacional que persiste no tempo.

Os comportamentalistas consideram a experiência planejada como base do conhecimento.

Na abordagem humanista o professor em si não transmite o conteúdo, dá assistência sendo facilitador da aprendizagem.

E o texto de “Pinóquio as Avessas”, na versão o autor aponta para o perigo que correm nossas crianças ao ingressarem em escolas que não consideram seu potencial e suas capacidades individuais e criativas, antes tentam enquadrá-las num sistema educacional rígido.

Abordagem Tradicional

Características Gerais

Trata-se de uma concepção e uma prática educacionais que persistem no tempo, em suas diferentes formas, e que passaram a fornecer um quadro diferencial para todas as demais abordagens que a ela seguiram.

Snyders (1974), num estudo sobre o "ensino tradicional", defende a necessidade de compreender esse tipo de ensino e suas justificativas. Somente uma avaliação cuidadosa e crítica tornará possível ultrapassá-lo ou fazê-lo melhor.

O ensino tradicional, para Snyder, é ensino verdadeiro. Tem pretensão de conduzir o aluno até o contato comas grandes realizações da humanidade: obras-primas da literatura e da arte, raciocínios e demonstrações plenamente elaborados, aquisições científicas atingidas pelos, métodos mais seguros. Dá-se ênfase aos modelos, em todos os campos do saber. Privilegiam o especialista, os modelos e o professor, elemento imprescindível na transmissão de conteúdos.Como se sabe, o adulto, na concepção tradicional, e considerado como homem acabado, "pronto" e o aluno um "adulto em miniatura", que precisa ser atualizado. O ensino será centrado no professor. O aluno apenas executa prescrições que lhe são fixadas por autoridades exteriores.

Homem

O homem é considerado como inserido num mundo que irá conhecer através de informações que lhe serão fornecidas e que se decidiu serem as mais importantes e úteis para ele. É um receptor passivo até que, repleto das informações necessárias, pode repeti-las a outros que ainda não as possuam, assim como pode ser eficiente em sua profissão, quando de posse dessas informações e conteúdos.

Mundo

A realidade é algo que será transmitido ao indivíduo, principalmente pelo processo de educação formal, além de outras agências, tais como família, Igreja. O mundo é externo ao indivíduo e este irá apossando-se gradativamente de uma compreensão cada vez mais sofisticada dele na medida em que se confronta com os modelos, com os ideais, as aquisições científicas e tecnológicas, os raciocínios e demonstrações, as teorias elaboradas através dos séculos. De posse desse instrumental, o indivíduo contribuirá, por sua vez, para uma maior compreensão e domínio do mundo que o cerca, seja este considerado como físico, social, etc.

Sociedade-cultura

Os tipos de sociedade e cultura podem ser os mais variados na utilização desse tipo de ensino, visa a sua perpetuação, ao mesmo tempo que a produção de pessoas eficientes que consigam impulsioná-los em direção a um maior domínio sobre a natureza, ampliando e aprofundando as áreas de conhecimento.Esse objetivo educacional normalmente se encontra intimamente relacionado aos valores apregoados pela sociedade na qual se realiza.

Os programas exprimem os níveis culturais a serem adquiridos na trajetória da educação formal. A reprovação do aluno passa a ser necessária quando o mínimo cultural para aquela faixa nãofoi atingido, e as provas e exames são necessários para a constatação de que este mínimo exigido para cada série foi adquirido pelo aluno.

O diploma pode ser tomado como um instrumento de hierarquização dos indivíduos. Dessa forma, o diploma iria desempenhar um papel mediador entre a formação cultural e o exercício de funções sociais determinadas.

Para Paulo Freire (1975), este tipo de sociedade mantém um sistema de ensino baseado na educação bancária (tipologia mais aproximada do que se entende por ensino nessa abordagem), ou seja, uma educação que se caracteriza por "depositar", no aluno,conhecimentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com