TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAR OS FILHOS, UMA TAREFA COMPLEXA

Por:   •  30/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

Palestra

Tema: EDUCAR OS FILHOS, UMA TAREFA COMPLEXA – COMO EU FAÇO? – 11/04/2019 – duração 1h30

Resumo Crítico

Trata de uma palestra ministrada pela Sr. Roseli Bacili Laurenti – Mentoring & Coach, Psicanalista, Psicopedagoga e Escritora e o Sr. Jeremias Francisco Natal – Psicanalista.

A primeira palestrante procurou mostrar como em cada fase você deve se comportar com seus filhos, que na fase quando ainda é criança deve acompanhar seu filho no dia a dia.  Falou sobre o consumismo infantil, que devido ao excesso de informações nas redes sociais, celulares, televisores, tablets, ficam expostas a propagandas chamativas, fazendo com que os pais comprem tudo que pedem.   Que deve-se repetir quantas vezes forem necessárias, para que cumpram suas tarefas dentro de casa, na escola  e que se comportem da melhor maneira possível em sociedade, respeitem seus pais e o próximo.

Que existem três tipos de pais, os controladores ou autoritários,  é caracterizado por pouco afeto e muito exigência do grupo, o indulgente, possui como principal característica a pouca ou nenhuma exigência e muito afeto e o assertivo possui como principais características o afeto e a exigência.

O segundo palestrante falou da fase da adolescência, que fui exatamente para compreender melhor essa fase que eu estou vivendo agora com minhas filhas. O Sr. Jeremias comentou que essa fase é como se fosse comparada a um luto, porque é um tempo de perdas profundas. O primeiro luto seria a perda daquele corpo infantil, para um corpo de adulto, com várias transformações, depois a separação da família, tentando assim estabelecerem suas próprias identidades. Que devemos dar mais atenção a essa fase, procurando psicólogos e psiquiatras para acompanha-los.

Depois de ouvir tudo, e de já ter vivenciado várias fases, acho que estou no caminho certo, pois sempre com cada novo aprendizado dos meus filhos me senti gratificada, tudo dou muito valor e tento ser o mais participativo possível, sou o tipo do pai assertivo porque uso um diálogo claro, aberto, conheço as amizades e as atividades dos filhos e estipulam, sem atritos (mais ou menos) o horário que devem voltar para casa bem como os locais a serem frequentados. Conversam e explicam ao filho que eles precisam saber os sites pesquisados na internet e nas redes sociais. Consigo que lidem bem com frustrações, pois ficam sabendo que ganham de um lado e que podem perder de outro. Que os adolescentes e os pais precisam se separar mais ainda devem se sentir acolhidos, amados e seguros.

Com relação ao meu curso de Gestão Financeira o que consegui peneirar foi que no planejamento da casa, todos devem participar das finanças, os filhos devem ficar a par dos ganhos e dos gastos dentro do lar, que assim vão saber que tudo que os pais fazem por eles e assim serem mais conscientes e mais responsáveis.

São Paulo, 11 de abril de 2019.

MIRELA MAGALHÃES TAGLIANI – RA 1545202

CURSO: GESTÃO FINANCEIRA

Fontes:  www.paiseducam.com.br / www.psiconous.com.br 

http://vamosfalarsobreoluto.com.br/post_helping_others/o-luto-de-um-adolescente/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (206.4 Kb)   docx (128.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com