TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO - METODOLOGIA CIENTÍFICA

Ensaios: EMPREENDEDORISMO - METODOLOGIA CIENTÍFICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  1.151 Visualizações

Página 1 de 6

EMPREENDEDORISMO: DO HERÓI SCHUMPTERIANO AO EXECUTIVO DE SUCESSO

TREVISAN , Wilson, AMORIM, Maria Cristina Sanches, MORGADO, Flávio (Revista Pensamento & Realidade, Ano IX, - v.26, n.1/2011)

1- Introdução

O empreendedorismo tem a missão em incentivar pessoas à abrirem seus próprios negócios, são empresas que se apresentam no mercado, com novos produtos para agregar valores, o termo empreendedorismo, tem um grande valor na sociedade capitalista, que valoriza o histórico de uma jornada de um empreendedor, que supera suas dificuldades e obstáculos enfrentado, para se chegar em um status de um vencedor, um herói. Gerando exemplos e puncionando os indivíduos a terem um vasto conhecimento de como se tornar um empreendedor futuramente , com a ajuda de seu conhecimento. “Uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovação”,

Os grandes e pequenos empreendedores, tem na sociedade, uma grande contribuição, gerando novas oportunidades de emprego, assim crescem junto à sociedade um desenvolvimento nacional.

De uma maneira geral, pode-se dizer que existe relativa divergência de opiniões a respeito do termo empreendedor. O empreendedorismo, é visto de diferentes formas, podemos definir os empreendedores partindo de suas conclusões individuais, de outras idéias e exemplos dos grandes empreendedores, que fixa um conhecimento, e adaptações , criatividades e inovações , gerando novas capacitações. Com isto, os estudiosos chegam a conclusão, que o empreendedores associam à capacidade de inovação (os economistas), enquanto outros associam com relação aos aspectos mais criativos e intuitivos (os comportamentalistas).

Na atualidade, o campo de empreendedorismo, se desenvolveu, apresentando, um amplo conceito, gerando muitas pesquisas especializadas sobre o assunto e com isto, criando nossos feras e abrangindo o ramo.

2- Empreendedor

A literatura dos estudos de gestão no Brasil, tem uma forte influência de Schumpeter e de suas vastas teorias e conhecimentos. Que dar ao empreendedor o papel de protagonista nos negócios (COSTA, 2010).

Desde o início dos estudos sobre o empreendedorismo, o contexto altera o significado Popper (1972), sabemos que o contexto mudaria a capacidade explicativa de uma ciência, o que visto e entendido para as ciências sociais. Para organizar o entendimento recorremos ao histórico do termo, condição para acompanhar os diferentes significados melhorando o conhecimento com diversas opções e exemplos.

” TREVISAN , Wilson, AMORIM, Maria Cristina Sanches, MORGADO, Flávio (Revista Pensamento & Realidade, Ano IX, - v.26, n.1/2011, p.6), em resumo para existir desenvolvimento econômico tem que existir o a figura do empreendedor.

Empreendedorismo é um fenômeno para designar os estudos relativos ao empreendedor, suas características e seu universo de atuação ou função social. Na época do século (XII e XVIII CANTILLON), usou o termo para se referir a pessoas que compravam matérias primas e as vendiam a terceiros, depois de processá-las, identificando, portanto, uma oportunidade de negócios e assumindo riscos (DOLABELA, 2008).

A origem desse conceito está nas obras, em (1680-1734), Cantillon é considerado o primeiro teórico a definir o empreendedor (HÉRBERT. LINK, 1989).

O economista francês Jean-Baptiste Say, no inicio do século XIX, apresentou o conceito de empreendedor, defendendo a tese de como um indivíduo consegue desenvolver meios e promover recursos econômicos de uma determinada área, trazendo produtividade e retorno. No século XX, definiu a palavra empreendedorismo : “Uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovação”, a palavra vem do verbo francês “entrepreneur” que significa aquele que assume riscos e começa algo de novo, sendo o empreendedorismo o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Ele próprio era um empreendedor e foi o primeiro a definir fronteiras do que é ser um empreendedor na concepção moderna do termo (FILION, 1998).

No período (1883-1950), Schumpeter, mantém o foco de sua obra, sua teoria de desenvolvimento econômico, onde se compreendia que a inovação é o próprio empreendedor, (SCHUMPETER, 1997). Em 1911, foi publicada a primeira obra, que

defendeu as principais características defendidas pelo autor sobre definições e pontos de vista do empreendedor e sua importância em todo o processo econômico.

Por de traz de um empreendedorismo, figura-se um grande empresário, agente fundamental do processo de desenvolvimento econômico, com toda a inovação, Schumpeter é rigoroso quanto à inovação, de novas idéias e teorias, que lhe trazem combinações com a definição “empreendedor”.

O significado da palavra empreendedor muda de acordo com o país e a época.

Virtanen (1997) defendia a teoria universal para definir o empreendedorismo, pois é questionável o uso da expressão teoria, o empreendedorismo.

Merton (1970), defendia a teoria que o empreendimento é empregado de diversas formas.

3. O Intraempreendedor

Intraempreendedores, é uma nova forma de empreender e apontar uma alternativa aos empregados com “espírito empreendedor” e que não desejam deixar suas empresas para encontrar osa seus colaboradores com suas vocações empreendedora , que significa empreendedor interno, ou seja empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida. O conceito de intra-empreendedorismo foi estabelecido há duas décadas, mas as empresas não estavam dispostas a dar aos empregados a liberdade para criar e, conseqüentemente, errar e oferecer-lhes um orçamento para financiar inovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com