TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENFRENTAMENTO AO RACISMO

Monografias: ENFRENTAMENTO AO RACISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

Enfrentamento ao racismo

A presente intervenção explora conhecer os conceitos de raça e racismo, propondo assim estabelecer em seu desenvolver um ambiente mais justo e igualitário, onde todos, seja qual for o tom de pele, possam usufruir dos mesmos direitos de cidadania. É possível afirmar que quanto mais às pessoas são marginalizadas e vítimas de preconceito, mais confusas elas ficam em relação à identidade que possuem. As atividades educativas propostas vão se embasar, principalmente, na comunicação e diálogo entre os envolvidos sobre essa questão, focando também no crescimento da noção de cidadania citada. A idéia de raça acaba por ser um dos pontos altos durante o processo, pois é dentro dela que se criou uma subjetividade sobre superioridade do ser humano e é esse ponto que deverá ser trabalhado e descartado. Fazer com que entendam a diversidade a partir disso é algo crucial para a desconstrução do pensamento racista e para a reconstrução de identidade daqueles que as perdem.

A abordagem utilizada no projeto será a qualitativa, onde as sessões serão apresentadas de forma interativa e expositiva, possibilitando o melhor aproveitamento por parte dos envolvidos através da realização de atividades que promovam a participação direta nas discussões, na aplicação e interpretação dos textos, poemas, histórias, músicas, documentários, vídeos e filmes. Neste sentido, os métodos acima citados podem ser vistos como estratégias de intervenção, na medida em que agem como facilitadores na elucidação das contradições sobre raça e racismo da realidade vivenciada e descrita pelos envolvidos.

Seguindo esta proposta de trabalho, será possível fazer com que o grupo infantil e adolescente consiga perceber, dentro de suas possibilidades, toda a trajetória e importância do negro na construção da nossa história, descartando inferioridade quanto a outras etnias. As intervenções também podem contribuir para que eles identifiquem as formas de racismo e preconceitos explícitos e implícitos presentes em nossa sociedade que ainda insistem em existir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com