TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTREVISTA E REVISÃO DE ABORDAGEM COM PSICÓLOGO

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.285 Palavras (18 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 18

Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação

Psicologia

Psicologia da Personalidade  

Bárbara Lemos, Bruna Muniz, Miguel Henrique, Luiza Sampaio.

ENTREVISTA E REVISÃO DE ABORDAGEM COM PSICÓLOGO

Rio de Janeiro

2016

Bárbara Lemos, Bruna Muniz, Miguel Henrique, Luiza Sampaio

Entrevista e revisão de abordagem com psicólogo

Trabalho acadêmico apresentado como exigência para nota parcial de segunda avaliação para a disciplina: Psicologia da Personalidade  

Orientador: Larissa Donatti

Rio de Janeiro

2016

Sumário

1-Introdução…………………………………………………………………………………..3

2-Fundamentação teórica…………………………………………………………………...4

2.2-A Teoria Cognitiva……………………………………………………………………….5

2.3-Tríade cognitiva negativa e distorções negativas…………………………………....5

2.4- Axiomas, princípios, aplicação da Teoria Cognitiva.………………………………..6

2.5-Teoria Cognitiva-Comportamental………...……………………………………..……7

3- Conclusão………………………………………………………………………………….8

Referências Bibliográficas…………………………………………………………………10

Anexo: Entrevista com o psicólogo Marco Aurélio Mendes……………………………11

1-Introdução

A Abordagem gerada pela Terapia Cognitivo Comportamental, definida por Aaron Beck, possui extrema relevância no mundo acadêmico e, consequentemente, nas teorias que dão conta das ciências comportamentais.
        A realização de diagnósticos mais precisos envolvendo o paciente, tem por objetivo e finalidade, a diminuição da angústia ou da má adaptabilidade, fazendo com que o terapeuta seja responsável por contagiar seus pacientes no sentido de perceber seus problemas e entendê-los, criando assim, uma atmosfera de solução para os problemas relatados.
        A Terapia que tem por base o comportamento, os sentimentos e os pensamentos de um indivíduo com sintomas de depressão, foi estudada inicialmente na Universidade da Pensilvânia, a partir de pacientes que apresentavam estes sintomas. O Terapeuta após encorajar seus pacientes e fazê-los entender os problemas, cria uma atmosfera que permite a conquista de soluções com a finalidade de enfrentá-los. 
        Neste sentido será restabelecida a conexão entre mente e corpo, normalizando as relações do Indivíduo com o meio externo e interno, fazendo com que o paciente se sinta mais confortável com a abordagem orientada pelo TCC, assim nos explica Ana Larissa Marques Perissini, Psicologa e Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. 
        Desta forma podemos reforçar que a TCC possui características da teoria cognitiva e também, da teoria comportamental, auxiliando na eficácia de transtornos como depressão e esquizofrenia, por exemplo. Neste sentido a TCC é responsável pelo tratamento de diversos transtornos como: transtorno de ansiedade, depressão, disfunções sexuais, distúrbios obsessivos-compulsivos.
        A Abordagem apresentada pelo trabalho, tem como fonte primária a entrevista com psicólogo especializado na TCC; Marco Aurélio Mendes.
Entrevistado em seu consultório, na Tijuca, onde também divide com outros profissionais desta área, respondeu um extenso questionário com os principais pontos relacionados a TCC, bem como o porquê escolheu esta profissão e as razões que o levou a se especializar nesta área, entre outras.

2-Fundamentação teórica

2.1-Historicidade e conceitualização  

Por volta das décadas de 60 e 70, houve uma revolução cognitivista, com novas abordagens acerca da perspectiva do sujeito biopsicossocial, envolvendo tratar o individuo em sua totalidade, não somente à aspectos comportamentais, como foi o Behaviorismo. (BAHLS; BORBA, 2004).      

Beck e Ellis foram pioneiros desta revolução, criando em 1950 a terapia Racional-emotiva Comportamental, e posteriormente em 1950, a terapia cognitiva, ambas teorias com autores ditos em ordem.

Os termos terapia cognitiva (TC) e o termo genérico terapia cognitivo-comportamental (TCC) são usados com freqüência como sinônimos para descrever psicoterapias baseadas no modelo cognitivo. O termo TCC também é utilizado para um grupo de técnicas nas quais há uma combinação de uma abordagem cognitiva e de um conjunto de procedimentos comportamentais. A TCC é usada como um termo mais amplo que inclui tanto a TC padrão quanto combinações ateóricas de estratégias cognitivas e comportamentais (BECK & KNAPP, 2008).[1]

A terapia cognitiva foi desenvolvida por Aaron T. Beck, na universidade de Pensilvânia no início de 60, como uma psicoterapia breve, estruturada, orientada ao presente, inicialmente para depressão, direcionada a resolver problemas atuais e modificar os pensamentos e os comportamentos disfuncionais (BECK, A. T. apud BECK, J. S. 1997, p.17).

Ela é singular (TC), no sentido de que é um sistema de psicoterapia com uma teoria da personalidade e psicopatologia unificadas, apoiadas por evidências substanciais. Ela tem uma terapia operacionalizada com ampla gama de aplicações [...] (BECK, 1997, p.18).

        

2.2-A Teoria Cognitiva

As teorias cognitiva comportamental surgem no final dos anos 50, com trabalhos de Albert Ellis, e com a Terapia cognitiva no inicio dos anos 60 com Aaron Beck.

Beck foi graduado em psiquiatria, com formação Psicanalítica; trabalhou com vários         pressupostos psicanalíticos em pequisa com a depressão na clínica, entretanto suas pequisas lhe mostraram resultados diferentes com as hipóteses   iniciais, e diante disto, houve crescente questionamento da prática e teoria psicanalítica, que culminou, junto com outros pesquisadores e diversos novos estudos sobre depressão a posteriormente a formulação da TC (teoria cognitiva) (BAHLS; BORBA, 2004; KNAPP, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com