TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EU COMPRO, SIM! MAS A CULPA É DOS MEUS HORMÔNIOS

Por:   •  27/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.807 Palavras (12 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 12

MARILUCE FARIAS

TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTIFICA III

EU COMPRO, SIM! MAS A CULPA É DOS MEUS HORMÔNIOS.

UCDB

CAMPO GRANDE – MS

2014

MARILUCE FARIAS

TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTIFICA III

EU COMPRO, SIM! MAS A CULPA É DOS MEUS HORMÔNIOS.

Trabalho apresentado ao Professor

Msc. Elvezio Scampini Junior,

Curso de Psicologia, disciplina

Metodologia Cientifica II,

para efeito de aprendizagem.

 

UCDB

CAMPO GRANDE – MS

2014

EU COMPRO, SIM!

MAS A CULPA É DOS MEUS  HORMÔNIOS...

        O presente trabalho abordará aspectos psicológicos do comportamento do consumidor masculino e feminino na hora de comprar qualquer produto. Entrevistamos 40 acadêmicos dos cursos de Psicologia (27 mulheres) e Veterinária (13 homens) da Universidade Católica Dom Bosco no período matutino.

  Abordaremos sob aspectos psicológicos e o comportamento do consumidor na hora de comprar alguma coisa. Baseado em pesquisas de neuromarketing, fundamentaremos o que nos leva a escolher um produto, a ser fiel a uma marca e o que pensamos e sentimos no momento em que compramos algo.

Atualmente, toda grande empresa possui um departamento de marketing que procura resolver os problemas e aproveitar oportunidades de mercado. Os profissionais de marketing são responsáveis por desenvolver estratégias de vendas para serviços e produtos. Muitas vezes, algumas empresas têm seus próprios publicitários envolvidos juntamente com os marketólogos neste processo de criação, as que não possuem contratam agências publicitárias ou consultores para auxiliar no desenvolvimento dessas estratégias.  

Conforme Kotler (1980) declara que marketing e as necessidades de consumo são a atividade humana conduzida para satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca. Todos nós temos necessidades primárias e secundárias, evidentemente aprendemos ainda muito pequeno. Carecemos de comida, água, roupa, uma casa para habitar e apresentamos desejos para contentar nossas necessidades secundárias, tais como ter um carro para se locomover, aparelhos tecnológicos para nos informarmos do que acontecem no mundo, livros para estudar, revistas, jornais, e entre muitas outras coisas. Pensando em longo prazo Kotler (2000) afirma que a revolução da informação e o ciberespaço (compra pela internet) modificarão expressivamente o cenário do marketing, bem como se altera o destino de distintos participantes no processo de fornecimento de valor. Kotler et. al. (2002) analisa o composto de marketing como um conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para atingir seus objetivos no mercado alvo. As variáveis controláveis são quatro grupos denominados os 4P’s como: produto, praça, promoção e preço. 

Camargo (2013) afirma que a Dopamina é como um canto de sereia, esse neurotransmissor é um agente químico que faz a comunicação entre as células nervosas, tem como a função estimular o sistema nervoso central, está vinculada a desordens psíquicas, como esquizofrenia e mal de Parkinson e a alguns comportamentos como o de dependência de jogo, sexo, drogas, álcool e o consumismo.

Entretanto, é simples notar que para o contentamento dos nossos desejos e necessidades existem inúmeros produtos pra preencher o que precisamos.

                   Para Lãs Casas (2001) vocifera que o fundamental fator que impulsiona os indivíduos a ação da compra é uma necessidade não satisfeita, já que julgar os fatores motivacionais é presumível estabelecer-se uma comunicação mais eficiente.

Um produto que seja apresentado de forma que sugira que a pessoa não fique sozinha, apelará para os consumidores que desejam satisfazer sua necessidade de afeição. Creme dental, cigarros, automóveis, usam intensamente esse apelo. (LAS CASAS, 2001, p.142.)

A Psicologia classifica as necessidades de consumo por meio dos impulsos. Os impulsos podem ser divididos em primários (fome, sexo, sede) e apreendidos (culpa, dor, orgulho). Os impulsos são respostas internas a determinados estímulos, internos e externos, e a ação de responder aos estímulos é classificada como reação.

Lindstrom (2008) afirma que levamos apenas 2,5 segundos para resolver se compramos alguma coisa ou não, conseqüentemente esse é o tempo que os marketólogos têm pra nos convencer, todavia já estamos convencidos e não sabemos, é neste momento que entra o poder da propaganda e suas estratégias como o marketing de guerrilha, merchandising, mensagens subliminares, sexo na propaganda, exatamente nesse ponto que nos deparamos com todo tipo de métodos convincentes usados para afiançar o cliente, a compra e o lucro no final do mês.  

Camargo (2013) assegura que o marketing usa a música para influenciar no comportamento dos consumidores, é uma técnica de merchandising, um artifício usado por empresas e basicamente em supermercados. Quando o mercado fica vazio, a música é calma, baixa para que o consumidor ande vagarosamente, observando os produtos e compre mais, quando o mercado fica cheio, dia de pagamento, datas festivas, a música é sempre acelerada, visando ações rápidas, escolhas rápidas comprem rapidamente e saia para dar lugar a outro consumidor. Música afeta a percepção do tempo, é um estímulo abstrato, desperta nos consumidores sentimento de euforia e ânsia, provoca o sistema nervoso central, o qual produz Dopamina e instiga nosso organismo a comprar.

1 Sexo

Distribuição dos participantes da pesquisa quanto ao sexo

[pic 1]

 

Optamos por entrevistar homens e mulheres a titulo de curiosidade e comportamento de ambos os sexos, delinear uma conexão entre marketing, tecnologia e a psicologia para elucidar nossas motivações ao adquirirmos um produto.

Camargo (2013) comprova em pesquisa de neuromarketing que 90% dos motivos que inspiram nossos ensejos de consumo e alimentam nossas necessidades são inconscientes.

2 Idade

Distribuição dos participantes da pesquisa quanto suas idades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (487.8 Kb)   docx (298.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com