TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCICIO PARA TOMADA DE DECISÃO

Por:   •  7/1/2019  •  Exam  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

Tudo será como antes

Júlio é um profissional bastante conhecido dentro da empresa em que trabalhava. Afinal, já estava por lá há mais de 10 anos.

Entrou numa vaga operacional do Almoxarifado e hoje ocupa o cargo de auxiliar administrativo. Vive se queixando do fato de estar nesta posição há muito tempo. Se sente injustiçado ao ver pessoas entrarem na empresa e, em pouco tempo serem promovidas. Inclusive seu chefe é um caso desses.

Acredita que as coisas pra ele não dão certo porque o gerente não gosta dele e o persegue. Frequentemente, é surpreendido por este gestor no intervalo, fazendo comentários com diferentes colegas sobre seu trabalho como líder. Na fala de Júlio, seu gestor não reúne condições de ocupar o cargo e ele deveria estar lá. Também é através dele que profissionais de todas as áreas ficam sabendo do que acontece na empresa.

A empresa vem passando por mudanças em função da chegada de um novo diretor. Essas mudanças trouxeram a necessidade de alinhamentos entre as áreas e, consequentemente, mais trabalho. Alguns colegas de sua área, no intuito de contribuir com esse novo momento, se propuseram a trabalhar até mais tarde alguns dias. Naturalmente, ao ver a mobilização de todos, o gestor perguntou ao Júlio se poderia também oferecer seu trabalho extra. Júlio, percebendo que exigiria maior esforço arrumou logo uma desculpa. A propósito, quase sempre ele fazia isso. Fazia bem o seu trabalho, mas não ficava um minuto além de seu horário. Nesse sentido, a área não podia contar com ele. Até porque esse clima de transformação representava insegurança para ele. Detestava passar por mudanças radicais como essas. Sentia muita falta da época do outro diretor, pois entendia que as coisas eram mais tranquilas. Estava passando um período ruim, não via razão de todo aquele esforço, afinal nada adiantaria e, no final, tudo voltaria a ser como antes.

Questões:

1- Qual a sua análise da situação?

2- Quais são os pontos positivos do Júlio?

3- Na sua percepção, há algo de negativo na forma do Júlio conduzir seu trabalho?

4- Se estivesse no lugar do Júlio, o que você faria de diferente?

Quando o stress toma conta

Gislaine é formada em marketing e, desde que se formou desejava encontrar um trabalho que lhe desse segurança e não tivesse muita pressão. Pensou em prestar concursos públicos, mas nunca se organizou pra isso. Acabou entrando numa empresa do ramo alimentício e ficando por lá. Já estava há 6 anos na empresa, na área de atendimento, tentando ir para área de marketing.

Fazia bem o seu trabalho, tem clareza de suas obrigações e as cumpre estritamente. Dificilmente, vai além do script. Tem sob sua responsabilidade, dentre outras coisas, a elaboração dos relatórios da área. Relatórios esses que são apresentados da mesma forma desde que assumiu. Sua gestora vive insistindo para que inove e incremente esse relatório com dados adicionais.

Assim poderia vender melhor o trabalho da liderada para a diretoria. Mas Gislaine entende que as informações que reúne são suficientes para a análise que o diretor necessita.

Sempre que se aproxima o final de cada mês e, com isso, a reunião de apresentação de resultados, Gislaine fica bastante apreensiva e insegura, pois sabia o que teria de enfrentar. Seu trabalho começava a acumular-se pelo fato de ter de dedicar atenção à elaboração do tal relatório. Para tanto, dependia de informações que viriam de diferentes áreas.

Sempre se via com prazos apertados, era cobrada por sua gestora e, consequentemente, repassava essa cobrança para as respectivas áreas. Nessas horas, passa a impressão de que não sabia realizar o trabalho, tamanho o seu desconforto. Reclamava para quem quisesse ouvir da situação de ter que entregar e apresentar o relatório. Falava mal do diretor e da gestora, duvidava das diretrizes da empresa e, por fim, concluía bem o trabalho. Mas sempre desejando que nada mais acontecesse para tirá-la novamente de seu sossego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com