TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO, PROCESSOS E TOMADA DE DECISÃO - exercício

Por:   •  21/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 3

ORGANIZAÇÃO, PROCESSOS E TOMADA DE DECISÃO.

A partir da frase (atribuída a Peter Drucker) “Onde quer que você veja um empreendimento de sucesso, pode acreditar que ali houve, um dia, uma decisão corajosa”, reflita e disserte em algumas linhas (um mínimo de 20 linhas) sobre essa frase no âmbito da Administração Pública, trazendo inclusive alguns exemplos de “decisões corajosas” efetivadas por gestores públicos.

Após pesquisar sobre o impacto desta frase no âmbito da Administração Pública, acredito que a decisão mais corajosa dos últimos vinte anos e com maior efeito sobre todos os cidadãos brasileiros tenha sido o Plano Real. Muito se fala na atual crise econômica, muito se fala nos programas de “distribuição de renda” e tantos outros assuntos relacionados não só a política, mas a economia nacional como um todo. No entanto poucos se lembram do impacto de se viver um dia de cada vez, em que se comprava um produto de manhã e à tarde ele já possuía outro valor, eu particularmente não acompanhei com maturidade estes “anos sombrios”, mas aqueles com mais de 40 anos lembram-se bem.

De 1942 a 1994 (antes do lançamento da nova moeda) a inflação acumulada foi de aproximadamente 1.142.332.741.811.850% (IGP-DI), a última inflação medida antes de 1° de julho foi de 815,60% e a primeira registrada após essa data, sob a regência do novo plano foi de 6,08%, uma diferença exorbitante.

Claro que muitos a época não ficaram felizes com o Plano Real, houve ainda aqueles que não acreditaram em seu sucesso, pois antes dele seis outros planos falharam em um curto espaço de tempo.

Segundo a revista Época, os economistas acreditam que a chave para o sucesso do Real foi a URV (Unidade de Real Valor), que entrou em vigor três meses antes da nova moeda evitando o tão temido congelamento de preços, “A URV foi um alívio para a indústria. Todo mundo respirou aliviado e o mercado percebeu imediatamente que aquela atitude ajudaria no consumo da população”, afirmou o presidente da Fiat para a América Latina, Cledorvino Belini . Mesmo assim muitos sofreram com os impactos da nova moeda, já que na época em que passou a valer, a paridade entre o dólar e o real era de 1 para 1, o que prejudicou as empresas nacionais, já que nessas condições as importações subiram muito.

Ainda assim, a implantação do Plano Real foi um sucesso tanto econômico quanto político. Econômico porque a inflação que antes devorava o poder de compra dos brasileiros, foi controlada, e o consumidor de baixa renda foi o principal beneficiado, pois segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV) entre 1993 e 1995 houve uma redução de 18,47% da população miserável no país, um dos melhores índices da história, fruto do sucesso do plano . E político porque o candidato do governo Fernando Henrique Cardoso, que havia sido o Ministro da Fazenda e articulador do Plano Real juntamente com uma equipe de economistas foi eleito Presidente do país em primeiro turno nas eleições de 1994.

Apesar de muitos visualizarem o Plano Real como um ato econômico e político, ele foi sim, uma decisão corajosa, e se tornou um empreendimento de sucesso que trouxe, por mais de uma década, crescimento para um país inteiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com