TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO.

Dissertações: EXERCÍCIO DE AVALIAÇÃO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).

O cotidiano é a base se estudo para se adquirir conhecimento cientifico, através da abstração, só que muitas vezes na vivencia cotidiana usamos conhecimentos e termos científicos, mas nem sempre temos de fato total certeza do que isso significa ou se é ou não um conhecimento científico. Ex: A utilização de termos como “rapaz complexado”, “menina histérica”, “ficar neurótico” que são termos definidos pela psicologia cientifica.

2. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.

Senso comum seriam os conhecimentos adquiridos com a vivência, sendo passados de geração em geração, facilitando a vida das pessoas. Ex: Temos o conhecimento de que se atiramos algo para fora de uma janela, esse objeto irá cair.

.

3. Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?

A abstração da realidade e formação de teorias a partir do estudo do cotidiano, afastamento da realidade para conhecer alem das suas aparências.

4. Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?

Senso comum seriam as noções adquiridas com as vivências do cotidiano para facilitar o dia a dia. Ex: atravessar a rua. Já o conhecimento científico seria a abstração da realidade para compreendê-la. Ex: quando Newton formulou a lei da gravidade através de conclusões a respeito de um fato cotidiano.

5. Qual a matéria-prima da Psicologia?

A matéria prima da Psicologia é o homem, em todas as suas expressões, as visíveis (nosso comportamento) e as invisíveis (nossos sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas (porque somos todos assim) — é o homem-corpo, homem-pensamento, homem-afeto e o homem-ação.

6. O que é subjetividade?

A subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural; é uma síntese que nos identifica, de um lado, por ser única, e nos iguala, de outro lado, na medida em que os elementos que a constituem são experienciados no campo comum da objetividade social.

7. Quais os critérios que a Psicologia deveria satisfazer para adquirir o status de ciência?

Para adquirir o status de ciência são necessários os seguintes critérios: Objeto específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo cumulativo do conhecimento e objetividade.

8. Quais as principais teorias em Psicologia, no século 20?

As três mais importantes tendências teóricas da Psicologia neste século são consideradas por inúmeros autores como sendo o Behaviorismo ou Teoria (S-R) (do inglês Stimuli-Respond — Estímulo- Resposta), a Gestalt e a Psicanálise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com