TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXISTENCIALISMO

Tese: EXISTENCIALISMO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Tese  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 2

psicologia humanista considera o homem como um processo em construção, livre e com poder de escolha.

A psicologia fenomenológica estuda a experiência subjetiva de consciência, e encara a experiência como fonte de direcionamento mundano.

Já a psicologia existencial prevê uma aproximação da realidade, em que vontade e a decisão do sujeito o tornam verdadeiramente

EXISTENCIALISMO

A felicidade não está em fazer o que a gente quer, e sim em querer o que a gente faz.

Para o existencialismo, assim como para a fenomenologia, o mundo e povoado de seres em-si entendidos como qualquer objeto existente no mundo e que tem uma essência definida.

Dessa forma, “cada pessoa pode a cada momento escolher o que fará da sua vida, sem que haja um destino previamente concebido”... “as escolhas de cada um são direcionadas por projetos”. (Wikipédia, 200 Uma das afirmações mais conhecidas de Sartre é que o ser humano está condenado à liberdade. Isso significa que cada pessoa pode a cada momento escolher o que fará de sua vida, sem que haja um destino previamente concebido.

você e suas ações, sentimentos, que fazem da vida, do mundo ter significado, sentido. tendeu?

exemplos:

amar é uma forma de existencialismo, se você não amasse não faria sentido viver.

trabalhar é uma forma de existencialismo, se você não trabalhasse não faria sentido você sobreviver

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAybYAC/existencialismo-sartre

FENOMENOLOGIA

É um método filosófico que se propõe apreender aquilo que acontece no momento imediato, sem intermédio de teorias ou explicações que afastem o Homem de sua vivência.

Toda consciência é consciência de alguma coisa. Assim sendo, a consciência não é uma substância, mas uma actividade constituída por atos (percepção, imaginação, especulação, volição, paixão, etc), com os quais visa algo.

A Fenomenologia, nascida na segunda metade do século XX, a partir das análises de Franz Brentano sobre a intencionalidade da consciência humana, trata de descrever, compreender e interpretar os fenômenos que se apresentam à percepção. Propõe a extinção da separação entre "sujeito" e "objeto", opondo-se ao pensamento positivista do século XIX.

fenomenologia é o estudo da consciência e dos objetos da consciência. A redução fenomenológica, é o processo pelo qual tudo que é informado pelos sentidos é mudado em uma experiência de consciência, em um fenômeno que consiste em se estar consciente de algo. Coisas, imagens, fantasias, atos, relações, pensamentos eventos, memórias, sentimentos, etc. constituem nossas experiências de consciência.

Ou seja, é o modo como o conhecimento do mundo acontece, a visão do mundo que o indivíduo tem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com