TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenomenologia E Existencialismo: Articulando Nexos, Costurando Sentidos.

Casos: Fenomenologia E Existencialismo: Articulando Nexos, Costurando Sentidos.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  1.426 Visualizações

Página 1 de 2

O SURGIMENTO DO MOVIMENTO FENOMENOLÓGICO: OS PRIMEIROS MOMENTOS.

O movimento fenomenologico, como a ele se refere , nasceu da preocupação de seu mais conhecido precursor, Edmund Husserl. E foi a partir dessa primeira diretriz que se formou a fenomenologia como forma de acesso e conhecimento do mundo para a seguir se constinuir no movimento fenomenologico, caracterizado por pensadores de várias areas que procuram conhecer seus objetivos a partir de uma nova atitude que é a ATITUDE FENOMENOLOGICA.

Essa atitude acabou por se constituir um dos principais fundamentos da prática fenomenológica.

A história da fenomenológia e do movimento fenomenológico é atravessada pela história de quem a concebeu. E esse inicio esta ligado ao final do século XIX e a três nomes especificamente:

FRANZ BRENTANO, KARL STUMPF e EDMUND HUSSERL. Mas foi a concepção de Husserl que iniciou o movimento fenomenológico.

E a partir da noção de consciência de Brentano que Husserl deu inicio a uma busca que deu o nome de “ ciência Eidética” . Sua obra até os dias de hoje ainda não foi completamente públicada pois ele tinha paixão pela exatidão. Husserl guardou de Brentano a distinção entre fenômenos psíquicos e físicos.

Esses fenômenos constitui o seu conhecimento fundamental , podendo atingir o concreto e o mundo da consciência, até então visto como algo vago.

Foi a partir dos estudos de Stumpf que um novo círculo de pesquisadores , se formou e ficou conhecido como a Escolo de Wurzburg que logo apos tornou-se uma Universidade.

Brentano então assumiu uma distinção entre fenômenos- Sons, cores, imagens e funções de metais e indicou esse estudo como fenomenológia.

O primeiro movimento de Husserl foi uma critica do psicologismo, realizada nas investigações lógicas. Essa crítica foi feita ao naturalismo positivista que queria aplicar os métodos das ciências naturais.

Desde então começou uma busca que o conduziu a redução fenomenológica que foi caractrizado da “ atitude natural “. Essa redução faz o mundo parecer como fenômeno e é a consciência intencional. É essa vivencia imediata da consciência, tomada como ato intencional que visa um objeto que Husserl adotou como ponto de partida para discutir a questão do conhecimento.

O movimento fenomenológico tomou dimensão a partir dos círculos de alunos e pesquisadores que foram compostos por professores universitários. Esse circulo ficou conhecido como Círculo de Gottingen e Círculo de Munique. Apos um periodo não muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com