TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edna

Exames: Edna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

1) Leia o texto a seguir e reflita se ele se relaciona à motivação intrínseca, extrínseca ou a ambas: Pediu- se a um grupo de crianças para ler uma pequena história infantil e depois desenhar a história lida de acordo com sua imaginação. Percebeu-se que todas as crianças empenharam-se em desenhar os detalhes da história utilizando ao máximo a imaginação. Num segundo momento, esse grupo de crianças foi dividido em três: ao primeiro, foi dito que receberiam um prêmio ou gratificação ao término dos desenhos, ao segundo, o prêmio foi dado depois de terminado os desenhos, mas sem aviso prévio, e ao terceiro não foi dado nenhum prêmio. Percebe-se, depois desta experiência, que as crianças do primeiro grupo desenharam pouco e sem muito entusiasmo, fizeram desenhos simples e não exploraram todos os aspectos da história. As crianças do segundo e terceiro grupos continuaram entusiasmadas, e produziram desenhos com mais detalhes, mais coloridos, mais imaginativos, continuaram explorando suas habilidades e recursos.

2) Agora, responda às seguintes questões, postando-as no Portfólio:

a) que motivava as crianças no primeiro grupo ou que tipo de motivação tinham, quando ainda não possuíam a informação da premiação? O que aconteceu com a motivação no primeiro grupo depois do aviso da premiação? Que tipo de motivação passaram a ter? O que isso acarretou?

A motivação que essas crianças tinham, era a motivação intrínseca. As crianças do primeiro grupo perderam o entusiasmo, a motivação, porque já tinha recebido uma recompensa, apesar de não terem desenhado com algum interesse, no entanto, não tinha mais vontade, em continuar, com a mesma empolgação que tinham antes. A motivação dessas crianças passou a ser extrínseca, como não tinham mais o que ganhar em troca, passaram a desenhar por desenhar, sem muita imaginação.

b) Nos segundo e terceiro grupos, o que motivava as crianças? Qual era o tipo de motivação em questão?

O interesse de ganhar uma premiação, algo em troca por desenhar com mais detalhes, usando mais a imaginação, como não foi ganho da primeira vez, dessa forma agora eles sabem que podem ganhar, pois isso ficaram mais motivados. Essa motivação é chamada de excêntrica.

c) Levando em conta o conteúdo estudado na Unidade 1 sobre a motivação, qual tipo deve ser estimulado pelo treinador na prática esportiva? Como deve ser estimulada a motivação?

A motivação intrínseca.

O tipo de motivação a ser estimulado pelo treinador na prática esportiva é ajudar o atleta a aumentar seus motivos intrínsecos, ou seja, praticar o esporte sem interesses, praticá-lo por prazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com