TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edna Raquel Hogemann

Seminário: Edna Raquel Hogemann. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Seminário  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 2

Caso concreto 1  Prof.ª Edna Raquel Hogemann

A Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro celebrou, em 1987, contrato de promessa de compra e venda de um imóvel com Mauro dos Santos, pagável em 240 prestações mensais e reajustáveis. Faltando 85 parcelas, Mário, sem condições financeiras, interrompe os pagamentos, o que acaba por figurar descumprimento contratual por infração da cláusula “h” do compromisso de compra e venda. Tendo regularmente notificado Mário, a Companhia ajuíza ação visando à resolução do contrato, destacando a cláusula que prevê a rescisão de pleno direito, no caso de atraso de mais de três prestações (o que de fato ocorreu), assim como a perda de todas as parcelas pagas. Em sua defesa, Mário alega ser injusta e abusiva a cláusula que impõe a perda das parcelas pagas, inclusive porque representam muito mais da metade do total contratado. Afirma que o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, vigente a partir de 1990, impõe pena de nulidade das cláusulas abusivas. Assim, requer que o juiz declare a nulidade daquele dispositivo do contrato, determinado a devolução das importâncias pagas. 

a) O juiz deve reconhecer a incidência das regras do Código de Proteção e Defesa do Consumidor no caso acima, apesar deste só ter entrado em vigor três anos após a realização do contrato?

R.Sim, a lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare,quando seja com ela compatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior.

b) O que significa ato jurídico perfeito? Podemos dizer que o contrato existente entre Mário e a Companhia Estadual de Habitação é um ato jurídico perfeito? Justifique.

R.É aquele já realizado, acabado, Segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou.

Sim, pois consistia em normas já impliscitasem lei.

c)  O que significa o fenômeno da ultratividade da lei? Seria este um caso de ultratividade ou de retroatividade da lei? Justifique.

R.

Ultratividade da lei é quando ela é aplicada posteriormente ao fim da sua vigência.

É um caso de ultratividade da lei, pois a cláusula é abusiva e o código de defesa do consumidor impõem pena de nulidade a cláusulas abusivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com