TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educaçao Emocional

Artigo: Educaçao Emocional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

Educação Emocional

Desde as antigas civilizações, o trabalho tem passado por diversas mudanças. Mudanças estas, que justificam o mesmo ganhar novas estruturas econômicas e tecnológicas e, tendo como plano de fundo a Globalização.

A globalização traz para o mundo um novo modelo de sociedade, em que todos devem estar inseridos no mesmo, tendo como ponto principal a gestão de recursos humanos e as relações de trabalho.

Este artigo tem como objetivo estudar a Gestão Emocional nas relações de trabalho, em que as pessoas têm papel fundamental, pois as emoções fazem parte das pessoas e deve-se busca-la a sua integração para melhores resultados na organização da sociedade. As pessoas devem ser vistas como protagonistas na vida produtiva das organizações, uma vez que as mesmas possuem funções essenciais para sobrevivência e o sucesso das organizações.

O termo Gestão de Pessoas, logo nos da uma ideia das pessoas que trabalham numa organização, pois o intuito é mostrar aos funcionários que eles fazem parte da essência que move a empresa, buscando seus ideais, quer seja individuais, quer seja organizacionais. A nova concepção do trabalhador (Industrialização Clássica, Neoclássica e a Era da Informação) é essencial para que a organização esteja inserida de maneira positiva no mundo globalizado, os principais componentes responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma empresa são as pessoas que nela trabalham no intuito de se construir uma organização eficaz e através de suas habilidades tornarem a equipe da empresa mais produtiva e bem sucedida, ou seja, aquela que atinge as suas metas e seus objetivos traçados.

A inteligência emocional (inteligências pessoais, interpessoal e intrapessoal) tem a capacidade de entender os seus próprios sentimentos, controlar suas emoções e ter empatia pelos outros, ou seja, de se colocar no lugar dos outros, de se sentir como eles. Pessoas que têm a inteligência emocional mais desenvolvida têm maiores chances de obter sucesso em sua vida, por terem uma capacidade maior de estabelecer objetivos, têm um bom relacionamento social, geralmente são pessoas mais seguras em si mesmas, que se destacam principalmente no ambiente de trabalho pela facilidade e objetividade nas horas de decisões. Pessoas que não possuem a inteligência emocional desenvolvida tendem a ser inseguras, e muito dependentes dos outros, além de apresentar dificuldades em traçar planos e objetivos de vida. Conhecer os próprios sentimentos, ser dotado de empatia, aprender a controlar suas próprias emoções, remediar danos emocionais e a integração de tudo, essas aptidões, em conjunto, compõem a educação emocional, que permite ao indivíduo o desenvolvimento da sua inteligência emocional.

A inteligência emocional se tornou extremamente importantes nas organizações pelas mudanças geradas. Grande parte das demissões ocorre pelo modo como as pessoas se relacionam no ambiente de trabalho. As satisfações do funcionário alem das recompensas financeiras e o reconhecimento, é necessário capacitar emocionalmente às pessoas e identificar as principais necessidades dos mesmos em determinado momento para que haja eficiência com o trabalho desenvolvido pela organização.

Ter um bom gerenciamento de equipe pode evitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com