TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em Seus Estudos Sobre Teoria Psicossexual de Freud

Por:   •  18/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Em seus estudos sobre Teoria psicossexual de Freud (SILVA, 2010), vimos que,

Freud não teve a intenção de aplicar os conceitos da Psicanálise à educação. Mas podemos perceber que esta é uma vertente possível. Por meio da aplicação dos conceitos psicanalíticos podemos contextualizar as situações acadêmicas, compreendendo as razões psicológicas que dificultam a aprendizagem. Podemos entender as fases de desenvolvimento dos alunos, as suas características e também as limitações” (SILVA, p. 68, 2010).

Releia a citação acima e as páginas 68/69 do livro Criança e Desenvolvimento I - Gestão educacional e escreva de 10 a 20 linhas, explicando como a Teoria de Freud pode ajudar o professor a compreender as razões psicológicas que dificultam a aprendizagem de seus alunos.

De acordo com a asserção de Barros "a criança é o pai do homem"(BARROS, 2002, p.87). Com essa afirmação, é possível compreender o quanto os cinco primeiros anos de vida são importantes na formação da criança, tendo em vista que é nessa fase que se originam as causas de grandes conflitos. A Teoria Psicossexual de Freud, em que ele expõe as fases do desenvolvimento infantil, é de suma importância na prática pedagógica, pois essa auxilia na compreensão dos processos psicológicos pelos quais o aluno está imerso. Para corroborar com essa assertiva, Tosta ressalta que "por meio da aplicação dos conceitos psicanalíticos, podemos contextualizar as situações acadêmicas, compreendendo as razões psicológicas que dificultam a aprendizagem"(TOSTA et al, 2017, p.218). Diante disso, é imprescindível compreender o aluno como ser humano em sua totalidade, acolhendo-o não apenas racionalmente, Mas também emocionalmente, com o intuito de propiciar uma aprendizagem de qualidade e significativa. Assim, é primordial que professores e educadores detenham o conhecimento de correntes psicológicas, filosóficas e sociológicas a fim de melhorar a prática educativa no contexto escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (29.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com