TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sonhos na teoria de Freud

Artigo: Sonhos na teoria de Freud. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Artigo  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 5

Filosofia.

*Biografia de Freud

 Criador da Psicanálise, Freud nasceu em 1856. Abreviou o nome de Sigismund Schlomo Freud para Sigmund Freud.

Em 1923, Freud descobriu um tumor e teve que fazer uma cirurgia, onde, ele tinha que usar uma prótese. Após 33 cirurgias, tinha dificuldade em falar, mas mantinha suas atividades de rotina, abandonando apenas os problemas do movimento psicanalítico.

Freud faleceu em 23 de setembro de 1939, depois de ter estado dois dias em coma, a seu pedido recebeu três injeções de três centigramas de morfina.

Freud continua tão polêmico hoje em dia como na época em que esteve vivo. É idolatrado pelos seus seguidores, mas também é visto como um mistificador, principalmente porque após década de 1990 com as descobertas da neurociência, muitos dos princípios fundamentais da psicanálise são questionados.

*Mito e Complexo de Édipo

De modo geral, o conhecimento passou por diversas etapas. Desde as primeiras manifestações, com os mitos, carregadas de influências sobrenaturais, passando pela valorização da razão e do poder de reflexão até a extrema admiração das ciências. Desta maneira, percebe-se que cada uma dessas etapas teve seu valor para o desenvolvimento do saber, mas ao invés de serem saberes exclusivos, são complementares. Cada etapa teve sua importância para o processo evolutivo do pensamento humano. Portanto, e atingindo a proposta do trabalho, pode-se notar que a ciência não é a única forma de pensamento capaz de produzir respostas aos problemas que habitam a mente humana e os mitos, assim como o senso comum ou qualquer demonstração do saber popular, precisam ser entendidos em sua simbologia, e não excluídos ou julgados formas inferiores de saber. Pois, inicialmente, tudo o que pensamos se encontra no campo da imaginação e ainda que sem qualquer crítica ou necessidade de comprovação servirão de base para todo trabalho posterior da razão, mostrando que mito e razão se complementam. Os mitos surgem como alternativa para lidar com nossas próprias angústias, através deles o homem se posiciona diante do universo, definindo uma identidade que lhe possibilita sobreviver e arriscar-se na experimentação da vida.

*Sexualidade Infantil

A educação sexual é muitas vezes um assunto gerador de polêmicas e controvérsias, muitas crianças, a partir de 1 ano, são estimuladas pelos pais a desenvolver sua sexualidade (trajando roupas curtas, danças sensuais), criando uma geração despertada precocemente à erotização, ao passo que outros pais não mencionam esse assunto.

A sexualidade é reconhecida como um instinto com o qual as pessoas nascem e que se expressa de formas distintas de acordo com as fases do desenvolvimento que são: Fase Oral Fase Anal Fase Fálica Período de Latência

*Sonhos na teoria freudiana

Com a publicação do seu livro A Interpretação dos Sonhos (1900), Freud diz que o sonho é a linguagem simbólica pela qual se manifesta o inconsciente, com todos os seus conflitos não resolvidos e desejos reprimidos.

A neurociência vê o sonho como um mecanismo autorregulado do nosso cérebro. Ele faria a digestão dos acontecimentos do dia organizando quais informações devem ser guardadas nos arquivos da memória de longa duração e apagando as que não foram usadas.

*Consciente

O nível consciente refere-se às experiências que a pessoa percebe, incluindo lembranças e ações intencionais. A consciência funciona de modo realista, de acordo com as regras do tempo e do espaço. Percebemos a consciência como nossa e identificamo-nos com ela. Parte do material que não está consciente num determinado momento pode ser facilmente trazida para a consciência; esse material é chamado pré-consciente

*Inconsciente

Apesar de não ter sido o primeiro a usar esse conceito, Freud inovou ao tratá-lo como uma espécie de depósito dos nossos desejos reprimidos ligados à sexualidade ou à agressão que ficam atuando sobre a mente consciente. Ao ouvir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com