TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emoção e motivação

Resenha: Emoção e motivação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Resenha  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  277 Visualizações

Emoção e motivação

Motivação é a necessidade que direciona o ser a alguma determinada atividade, mas nem sempre essa atitude passa pelo crivo da razão. Forças fisiológicas como fome, cansaço e doenças, de certa forma, nos força a buscar uma homeostase, ou seja, buscar um equilíbrio interno.

Existe também a parte social que se pode dividir em motivação intrínseca e extrínseca, sendo a primeira, quando se liga diretamente à atividade que se pratica e a segunda, como sendo uma forma para se alcançar determinado objetivo.

Relacionando emoção com motivação, vê-se que a relação que o sujeito tem com o ambiente, é de suma importância para que este se sinta motivado. É preciso ter em vista que padrões podem surgir principalmente das emoções primárias desadaptativas (como tristeza, sentimento de vazio, etc), pois que pode o indivíduo ter toda uma significação aprendida de determinados fatores que podem o inibir em diversas ocasiões. Daí, podem se desenvolver certos mecanismos secundários em resposta a estes, criando conteúdos cada vez mais complexos e de maior dificuldade de dissossiação.

Lembrando que motivação é intrinseca ao ser não podendo existir pessoas motivando outras pessoas.

Segundo Abrahm Maslow, o homem se motiva quando suas necessidades são supridas de forma hierárquica, estando na base da pirâmide, as necessidades fisiológicas (comida, água, sexo, etc) e no topo, necessidades de auto-realização (moralidade, criatividade, etc).

Temos então que a motivação nos traz novas emoções, ou muitas vezes, ressignificação de velhas emoções, fazendo disso, uma auto promoção do ser frente a sua realidade cotidiana.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com